Begônias são de dois tipos: arbusto e tubérculo. O arbusto permanece verde o ano todo e não requer condições especiais no inverno, enquanto as espécies de tubérculos no inverno começam a descansar. É necessário fazer esforços para "descansar" a planta e ganhar força. Se o florista fornecer um descanso adequado à flor, ele agradecerá no verão com flores abundantes. Neste artigo, discutiremos as regras para o armazenamento no inverno da begônia de tubérculos.
Regras básicas para manter a begônia dos tubérculos no inverno
Se durante a floração a planta liberava menos brotos e as flores eram cortadas, ele não gostava das condições de armazenamento no inverno. Embora existam maneiras diferentes de begônias de inverno, as regras básicas são comuns.
Importante! Não é aconselhável deixar batatas de flores para o inverno na adega. Essa sala geralmente está úmida e pode congelar..
Requisitos para manutenção de tubérculos no inverno:
- você não pode deixá-los para o inverno em campo aberto;
- eles precisam ser escavados após as primeiras geadas (outubro-novembro);
- o local de armazenamento deve estar seco, fresco e ventilado (porão, varanda isolada, um local perto da porta da varanda, espaço embaixo do banheiro);
- temperatura de armazenamento - 5–15 ° C;
- você não pode armazenar juntos nódulos de tamanhos diferentes, adultos e crianças do primeiro ano;
- tubérculos cavados são armazenados em um substrato especial (turfa, areia, vermiculita, serragem);
- recipientes de madeira, caixas de papelão, recipientes de plástico, vasos de flores são usados como recipientes de inverno;
- tubérculos inverno 3 ou 4 meses, até o final do inverno.
Preparando-se para o inverno
Prepare flores para o sono de inverno deve demorar muito antes de começar.
A preparação inclui as seguintes etapas:
- Se em outubro o mato liberar novos brotos, eles deverão ser removidos. Portanto, a planta não gasta sua energia em novas flores - elas vão para a colheita das raízes.
- A alimentação para cerca de um mês antes de cavar.
- Nas primeiras geadas fracas, a planta não será afetada, mas será um sinal de que é hora de trazer begônia para dentro de casa. A essa altura, as folhas devem ficar amarelas e o caule deve murchar. Alguns jardineiros, sem esperar geadas, trazem arbustos da rua quando a temperatura cai para +10 ° C.
- Uma begônia em vaso é simplesmente trazida para uma sala onde é seca e fria, parando a rega. Um arbusto que cresce em um canteiro deve ser desenterrado junto com um pedaço de terra e trazido para dentro da casa. Em cerca de 14 dias, os nódulos esticam tudo o que é útil dos caules e ganham força para descansar.
- Os talos são cortados, deixando tocos com 1-2 cm de altura e batatas descascadas do chão, são deixadas por 1-2 semanas para secar.
- Para marcar em uma caixa, você precisa selecionar apenas tubérculos saudáveis e bonitos (não secos, densos, sem mofo e podridão).
Begônias de interior em vasos são preparadas para o inverno com uma diminuição gradual da rega até que ela seja completamente parada. Em seguida, as hastes murchas são cortadas ao nível do solo. Não é necessário cavar a colheita de raízes.
Você sabe Você pode comer os tubérculos desta linda flor. Eles têm um sabor cítrico.
Como manter a begônia dos tubérculos no inverno em casa
De vários métodos para armazenar tubérculos, cada produtor pode escolher o mais adequado em suas circunstâncias.Nesse caso, os seguintes fatores devem ser levados em consideração:
- a idade da flor é de 1 ano ou mais;
- onde cresce - em campo aberto ou em uma panela;
- onde será armazenado - em uma casa particular ou em um apartamento.
Vamos considerar com mais detalhes as maneiras de invernar tubérculos de begônia.
Cuidados inativos
Cuidar de begônias no inverno não é difícil.
Os recursos de atendimento dependem do método de armazenamento:
- Tubérculos grandes de flores adultas (com mais de um ano), descascados e secos, são mais frequentemente armazenados em caixas e caixas. Eles são cuidadosamente colocados nesses recipientes, derramando cuidadosamente com um substrato preparado, que pode incluir turfa, vermiculita e areia. As colheitas de raiz podem ser dobradas em várias camadas. O principal é que eles estão bem polvilhados com turfa e não estão em contato um com o outro. Uma gaveta assim equipada é colocada em um local seco, escuro e fresco: uma adega ou uma sala sem aquecimento. A temperatura ideal de armazenamento é de +10 ° C. Para preservar as plantas no apartamento, você precisa encontrar o local mais frio: um nicho perto da porta da varanda, uma varanda, se não congelar, um espaço vazio no banheiro. A rega neste momento é contra-indicada. Periodicamente, é necessário inspecionar as plantações de raízes para verificar sua condição. Se apodrecer ou mofo for detectado, o espécime doente deve ser removido para não infectar os “vizinhos”.
- Um pequeno número de nódulos, especialmente os pequenos, pode ser bem preservado na geladeira. Antes disso, eles são colocados em um saco plástico com turfa seca ou serragem e amarrados. Na embalagem, você deve primeiro fazer furos para ventilação. Esta embalagem é colocada na geladeira em uma caixa de legumes. Algumas pessoas pensam que é melhor usar papel, como um jornal, em vez de polietileno na geladeira. Além disso, cada batata é embalada separadamente e não é polvilhada com nada. Em seguida, as embalagens de papel são colocadas na prateleira inferior da geladeira. Assim, invernos tubérculos de jovens begônias, com menos de um ano de idade.
- Begônias que cresceram a partir de sementes no primeiro ano não deixam cair as folhas e não precisam de descanso de inverno. A tarefa do jardineiro é protegê-los do frio e da geada, para que sejam desenterrados do canteiro de flores junto ao solo e transplantados para vasos ou vasos de flores. Eles precisam de um local claro, mas relativamente fresco. A temperatura do ar não deve ser inferior a 10 ° C e não superior a 15 ° C. Um peitoril da janela é ideal, sob o qual não há dispositivo para aquecer uma sala. A rega deve ser reduzida para 1 vez em 2 ou 3 semanas. Não é regada abundantemente e nem está embaixo da raiz, para que não ocorra sua deterioração.
- Begônias domésticas em vasos requerem ainda menos atenção. No final do outono, o número de irrigações é reduzido a sua completa interrupção. Quando a parte superior desaparece, ela deve ser cortada completamente. O tubérculo não escava, mas permanece no solo. A panela é colocada embaixo do banheiro ou perto da varanda. Ocasionalmente, você pode derramar um pouco quando o solo seca e fica atrás da panela.
Despertar dos Tubérculos
No início da primavera, as flores despertam: botões nos tubérculos (agora oportunos) testemunham isso. Eles precisam de ajuda para germinar e dar mais água e luz. A germinação requer um novo substrato (turfa com húmus e areia) e a mesma caixa.
As colheitas de raízes estão localizadas distantes umas das outras, para que não fiquem lotadas. Agora eles não estão completamente imersos no chão, mas apenas metade - enquanto o lado oco permanece no topo. A terra está umedecida e a temperatura do ar pode ser elevada para 18 ° C.
A germinação pode durar várias semanas, ocorre de forma desigual, para que você possa usar aceleradores de crescimento - a begônia responde bem a eles. Também é necessário garantir que haja luz suficiente, mas não haja luz solar direta nem correntes de ar.
Você sabe As sementes de begônia são muito pequenas: de um punhado de 30 g de lata crescer cerca de 3 milhões de arbustos.
Recursos após cuidados com o inverno
Transplantar em uma panela é possível após o aparecimento das primeiras folhas. Deve haver drenagem no fundo do tanque; argila expandida pode ser usada. As plantas se sentam para que a base das hastes fique coberta de terra e, em cima, você precisa polvilhar com cinzas e húmus.
Antes de plantar em um canteiro, é recomendável realizar o endurecimento. Somente quando não houver mais a ameaça de geada e o calor estável for estabelecido na rua, as mudas poderão ser plantadas em campo aberto. O solo deve primeiro ser afrouxado, misturado com areia, você pode adicionar a drenagem.Os tubérculos, dependendo do tamanho, plantam a uma distância adequada um do outro. Acima do solo deve ser coberto com cinzas e húmus. A rega deve ser suficiente, mas a estagnação da água deve ser evitada.
Os tubérculos que passam o inverno em vasos precisam ser transplantados, ou seja, trocam o substrato antigo no vaso por um novo. As flores atualizadas precisam ser colocadas no peitoril da janela e reiniciar a rega e, com o início do tempo quente, elas podem se mudar para a varanda ou a rua.
Dicas adicionais
Recomendações de jardineiros experientes:
- Em nenhum caso você ainda deve colher folhas verdes da planta. Quando o caule e as folhas desbotam, ele fornece à colheita das raízes os nutrientes necessários. Isso, por sua vez, alimenta, aumenta em volume e está ganhando força no inverno. Mas o tubérculo não terá essa oportunidade se as folhas "vivas" forem removidas da planta.
- Se, devido ao aquecimento na sala onde a flor hibernar, o ar secar, você poderá usar um borrifador com água para umedecer a área ao redor da flor.
- Se os brotos aparecerem nas raízes antes da primavera, eles devem ser interrompidos.
- Os brotos nascem antes do tempo e são sinais de que a temperatura ambiente está muito alta. Isso significa que a caixa com material de plantio deve ser movida para uma sala mais fria ou transferida para a geladeira.
- Os brotos que aparecem nos nódulos armazenados na geladeira indicam alta umidade. As colheitas de raízes precisam ser separadas, secas e embrulhadas com papel seco.
Importante! Begônias em vasos devem ser transplantadas para a nova terra, pois bactérias patogênicas poderiam ter se estabelecido na antiga.
Mas a exuberante floração no verão é uma recompensa digna pelo tempo gasto no inverno.