Criar um belo canteiro de flores no site é uma arte. Aqui você precisa fornecer muitas nuances, desde a seleção de um local adequado até a organização da cerca original. Combinando formas, plantas e materiais interessantes, você pode realizar desenhos e padrões complexos, enfatizar o estilo do design da paisagem e encher o jardim com cores vivas.
Características da criação de canteiros de flores
Criar um jardim de flores em uma cabana de verão do lado parece bastante simples. De fato, para que o canteiro realmente agrade aos olhos com seu efeito decorativo, e as plantas nele se enraízem bem, você precisa conhecer muitas sutilezas. Em particular, é certo escolher um local, plantar flores, determinar o tipo de canteiro e, consequentemente, organizar maravilhosamente a cerca.
Vizinhança e seleção de cores
Para que o canteiro de flores pareça harmonioso no local, é importante escolher as plantas certas. Tons de cores são selecionados a seu critério, mas observando o conceito geral de paisagismo: podem ser plantas que combinarão em uma paleta de cores ou, inversamente, criarão transições contrastantes.
As plantas perenes serão a melhor escolha para a base da composição e as plantas anuais servirão como pano de fundo, que, se desejado, pode ser alterado em um ano. As flores podem ser plantadas arbitrariamente em grupos ou de acordo com um padrão específico. No segundo caso, você deve primeiro desenhar uma imagem no papel, depois de refletir sobre as cores e tons, e depois transferir o padrão para o canteiro.
É importante levar em consideração os requisitos das plantas para iluminação, umidade e composição do solo - elas devem corresponder. Existem culturas que preferem solos ácidos, como coníferas. Somente plantas com preferências idênticas podem ser plantadas próximas a elas: hortênsia, azálea, incenso, lírio do vale de maio e outras espécies.
Importante! Plantas com necessidades nutricionais semelhantes esgotam rapidamente o solo, portanto é necessário fertilizar com mais frequência.
Plano de plotagem
O design de um tipo específico de canteiro começa com a determinação do local, o que depende em grande parte do tamanho do território da casa, da localização dos prédios e das áreas funcionais. Na frente da casa, plantações de grupos retangulares, as tênias ficam lindas, ao longo dos caminhos que você pode criar canteiros de borda.
Em áreas abertas e espaçosas, mixborders ou rockeries são decorados com mais frequência. Um canto remoto do pátio pode ser decorado com um canteiro regular estrito, mas não menos charmoso. Se a área do país for muito pequena, a melhor solução seria projetar camas verticais, com várias camadas e elevadas, o que economizará metros quadrados, mas não será menos impressionante.
É uma questão completamente diferente quando o território de uma casa particular é grande. Aqui são possíveis várias opções: canteiros de flores com lagoas, extensas bordas mistas, composições com plantas coníferas - tudo isso pode ser colocado se o local for planejado adequadamente. Se houver um relevo com declives, você pode organizar uma colina alpina ou um canteiro de flores em socalcos.
Possíveis erros
Muitas vezes, é difícil para os jardineiros iniciantes abordar o design de um canteiro de flores logo na primeira vez.
Os erros mais comuns são:
- colocação de plantas exclusivamente perenes no canteiro. Obviamente, o plantio de plantas perenes simplifica a manutenção do jardim, mas é preciso levar em consideração que essas plantas crescerão ao longo do tempo e, após 5 anos, já estarão lotadas. É melhor preencher as lacunas com plantas anuais, cuja quantidade pode ser regulada anualmente. Ao mesmo tempo, é possível introduzir novas cores;
- plantando um período de floração. Nesse caso, o canteiro de flores deliciará a floração por muito tempo. É melhor escolher culturas com diferentes períodos de floração, pois a decoração do jardim será preservada da primavera ao final do outono;
- plantio próximo com uma coroa exuberante. Ao colocar uma muda no canteiro, é preciso considerar o quanto ela cresce na idade adulta. Acontece que as plantas ramificadas são plantadas com muita força, com o tempo elas começam a interferir umas com as outras e podem até morrer.
Criação de canteiro de flores DIY
Se você está interessado na questão de como criar um canteiro de flores com suas próprias mãos, então você já tem um lugar sob o jardim. Agora você precisa decidir que tipo de esgrima será usado e como preparar uma almofada de solo para o plantio de plantas.
O primeiro passo é limpar completamente a área de detritos, inclusive biológicos (ervas daninhas, folhas caídas). Faça o contorno do canteiro. Se ele tiver uma forma retangular e quadrada, você poderá usar pinos como bordas. Para desenhar as bordas de um jardim circular, você pode usar dois gravetos conectados por uma corda de tamanho que o raio do canteiro será. Um palito é inserido no centro e o outro - desenhe um círculo no chão. O jardim de flores pode ter qualquer forma arbitrária a seu critério..
O próximo passo - remova o topo do solo com uma espessura de cerca de 15 cm, coloque a camada de drenagem de cascalho, tijolo lascado ou qualquer outra pedra pequena - evitará a estagnação da água. Em seguida, você precisa preencher o solo, cuja composição padrão inclui duas partes da terra e uma parte de areia e turfa. A composição do solo pode incluir outros componentes (húmus, acidificantes, fertilizantes), mas depende de quais plantas você plantará.
Agora você pode prosseguir para projetar a cerca. A opção mais simples, mas ao mesmo tempo dispendiosa, é comprar uma cerca pronta feita de metal, plástico, etc. Hoje em dia, uma grande variedade é fornecida nas lojas, nas quais você pode escolher designs para instalação em linha reta e design curvo. As mais caras são cercas forjadas feitas sob encomenda.
Você sabe Orquídea australiana — uma planta que se multiplica e floresce no subsolo. Somente no final da floração seus botões se elevam ligeiramente acima do solo, transformando-se em frutos.
Se você é uma pessoa criativa ou não tem fundos suficientes para comprar uma cerca, pode fazê-lo você mesmo, usando vários materiais disponíveis. Por exemplo, os jardineiros geralmente decoram as bordas dos canteiros de flores com garrafas de plástico ou vidro. Para fazer isso, uma vala rasa é escavada em torno do perímetro do jardim de flores, com uma altura de até meia garrafa, após a qual um recipiente é colocado em uma fileira densa, virado de cabeça para baixo. As garrafas de PVC devem ser pré-cheias de areia ou terra, para que não percam a forma.
Como material improvisado para a cerca do jardim, você pode tirar galhos e galhos de madeira serrada. O material deve ser reto ou levemente sinuoso, mas sem anexos. As hastes são limpas, secas e tratadas com impregnação de insetos e fungos, se desejado - pintadas, envernizadas. Para projetar a cerca, elas são levadas ao solo a uma distância de 10 a 15 cm e trançadas com galhos.
A cerca original pode ser feita a partir de pratos de porcelana simplesmente colando-os no chão, DVDs. Mesmo um cano enferrujado pode se transformar em um meio-fio elegante. Para fazer isso, ele deve ser cortado em fragmentos do mesmo comprimento, conduzidos ao longo do perímetro do canteiro, preenchidos em 2/3 com qualquer material pequeno (areia, terra), e a parte superior deve ser coberta com seixos ou plantadas pequenas plantas suculentas.
Um pequeno jardim de flores pode ser feito com pneus velhos. Eles são instalados, pintados, cobertos com a parte interior vazia com o solo e as plantas são plantadas. Agora, no paisagismo, você pode encontrar muitas idéias inesperadas quando arranjos de flores no jardim com móveis antigos. Por exemplo, uma cômoda antiga pode ser transformada em um canteiro de flores puxando as gavetas e enchendo-as de terra com plantas. Por esse princípio, eles usam mesas de cabeceira, cadeiras, camas e até encanamentos.
Opções de design para canteiros de flores
Dependendo do tamanho do site, seu layout, design, você pode escolher o tipo mais adequado de canteiro. Você precisa considerar todas as opções possíveis.
Camadas
Nesse caso, estamos falando sobre o design de um jardim de flores com plantas de diferentes alturas, que na paisagem criarão camadas. Normalmente, essas plantações são organizadas em canteiros redondos ou retangulares adjacentes à casa ou vedação. O plantio é realizado de acordo com a visibilidade do canteiro.: se apenas de um lado, culturas altas são colocadas em segundo plano e, se houver, então no centro. As plantas podem ser de tipos diferentes, não apenas flores, mas também arbustos decorativos, coníferas. Também foi permitido o desembarque monocromático de uma espécie, mas de variedades diferentes.
Rodada
Os canteiros de flores redondos ficam bem em áreas espaçosas. Eles podem ser preenchidos com plantas de acordo com diferentes princípios.. Se você deseja criar a aparência de um jardim de palangres, pode colocar plantas de tamanho grande no centro da composição e mais perto das bordas - culturas de menor crescimento. Outra opção é fazer um canteiro de flores em forma de carpete, plantando culturas do mesmo tamanho. Mas mesmo em um terreno grande, não é recomendável fazer um canteiro redondo e extenso, pois será inconveniente cuidar dele. Tamanho ideal quando o diâmetro não excede 2 m.
Retangular
A vantagem da forma retangular do canteiro é que é fácil cuidar.. Tais canteiros de flores são frequentemente colocados ao longo de edifícios e cercas. Ao plantar plantas, é importante levar em consideração o tamanho delas, para que pequenas flores não apareçam no fundo, onde elas se perdem completamente atrás da coroa de culturas exuberantes.
Elevado
Os canteiros de flores levantadas são fáceis de cuidar, pois você não precisa se curvar ao chão para plantar plantas ou remover ervas daninhas do solo. Eles estão sendo erguidos em uma base de pedra, capaz de manter sua forma e suportar o peso do solo com flores.. Esta é uma boa opção para áreas onde o solo tem alta umidade. Muitas plantas não toleram o alagamento, portanto, elevar um canteiro de flores em altura criará condições favoráveis para elas.
De coníferas
Recentemente, canteiros de coníferas ganharam considerável popularidade.. As plantas conseguem limpar bem o ar e plantá-las proporciona conforto, transformando o local em um pequeno canto do reino da floresta. Principalmente no plantio, são utilizadas espécies baixas de coníferas: abeto anão, pinheiro, abeto médio e baixo, thuja, zimbro. Você pode plantar variedades decorativas com cores diferentes da coroa, complementar o canteiro com plantas perenes e arbustos.
Com uma lagoa
Um canteiro de flores com um pequeno lago parece particularmente atraente. Pode ser um reservatório natural ou artificial, feito por conta própria e cercado por uma bela vegetação.. Tais composições, complementadas por caminhos rochosos, podem ser encontradas frequentemente no design de jardins japoneses, jardins ornamentais. Perto da água, esculturas de madeira, vasos de argila, materiais naturais terão uma aparência harmoniosa. Para tornar o lago visível mesmo à noite, a luz de fundo é instalada: lâmpadas montadas em pedras, pequenas lanternas na perna.
Perto de um pequeno lago, você precisa plantar plantas de tamanho menorjá que os grandes o fecharão completamente. Você pode plantar saxifrage, íris anã, samambaia. As culturas de coníferas (zimbro, thuja-anão) estão um pouco à distância. Arbustos com flores brancas darão iluminação adicional ao lago, mesmo em um dia nublado.
Regular
A peculiaridade de um canteiro regular é que as plantas que florescem em um período são colocadas nele. Ao mesmo tempo as culturas são plantadas de acordo com a clareza de formas, simetria e rigor da imagem. Nos residentes de verão, esses canteiros de flores não são populares. Basicamente, eles podem ser encontrados nos parques da cidade.
Irregular
Ao contrário dos anteriores, os canteiros irregulares são amados pelos jardineiros. Aqui são plantadas plantas perenes que florescerão durante toda a estação. Tal jardim de flores parecerá mais fácil e mais natural.
Carpete
Esse tipo de canteiro de flores pode ser encontrado nas áreas frontais dos parques da cidade. Ele é envolve desenhar das flores um padrão simples ou intrincado. O jardim de flores pode ser organizado em uma pequena área suburbana. Para fazer isso, use plantas subdimensionadas da mesma altura para que a imagem seja uniforme. Os floristas costumam usar culturas de cobertura do solo que mantêm a decoratividade ao longo da temporada. Nesse caso, os padrões são muito complexos, repetindo os desenhos de tapetes reais.
Vertical
Canteiro vertical - ideal para pequenas áreas. Este design permite que você organize um exuberante jardim de flores com plantas diferentes, sem ocupar muito espaço. Seu design implica o princípio da pirâmide: as seguintes inferiores são instaladas nas grandes camadas inferiores, diminuindo em largura. A forma do canteiro pode ser qualquer.
Os artesãos da casa fazem uma construção simples das tábuas: derrubam várias caixas de madeira de tamanhos diferentes e instalam umas sobre as outras. Pneus velhos colocados em uma pirâmide também podem ser usados. Os canteiros de flores verticais em miniatura são feitos na forma de prateleiras presas em uma estrutura adjacente à parede de um edifício ou cerca.
Rotunda
Um anel é chamado de canteiro de flores que envolve um objeto da paisagem: uma árvore, um lindo vaso de flores, uma escultura etc. Plantas altas são plantadas ao longo do raio interno e plantas baixas são plantadas do lado de fora.
Island
Essa visão envolve a colocação de um jardim de flores no centro de um gramado verde em uma área aberta. Assim, a grama verde criará um fundo para uma ilha heterogênea de flores.
Painel
Esta solução é frequentemente usada em paisagismo urbano. O canteiro combina elementos de um canteiro regular e carpete. Ao mesmo tempo, o jardim é decorado com várias imagens florais (retratos, etc.). Além da floração, podem ser usadas plantas com folhagem decorativa.
Camaleão
Uma característica do canteiro de flores de camaleão é a seleção de plantas para que elas floresçam alternadamente em tons diferentes. Para fazer um jardim de flores, você precisa estudar o momento da floração de suas plantas favoritas e o momento em que elas precisam ser plantadas.
Monoclumba
A peculiaridade de um monoclomb é usar apenas um tipo de planta, mas você pode plantar variedades diferentes. O jardim de flores pode ter qualquer forma e tamanho. Alissums de cores branca, dourada e rosa, sálvia ou cinerária ficam bem aqui.
Fronteira
Uma borda do canteiro de flores é uma cerca de flores cuja largura padrão não excede 60 cm.Para o plantio, você pode usar arbustos anões decorativos ou flores que se combinam. Freqüentemente use simetria longitudinal ou transversal. É melhor organizar as flores em duas linhas para que não haja lacunas.
Mixborder
No projeto paisagístico, as mixborders ocupam uma posição de liderança, pois se encaixam em qualquer estilo. Eles são criados a partir de plantas verdes e floridas perenes, plantadas de maneira caótica. É aconselhável que o canteiro contenha representantes de flores cujos botões se abrem em diferentes épocas da estação. Variedades de grama perene e arbustos de coníferas que irão decorar a fronteira no inverno não interferirão aqui.
Rabatka
Tal canteiro de flores é caracterizado por uma forma estreita e longa. A largura admissível não deve exceder 3 me o comprimento pode ser arbitrário. Geralmente esses canteiros adornam territórios ao longo de cercas e cercas decorativas.
Você sabe A palavra "desconto" na tradução do alemão significa "cama". Na Alemanha, canteiros de legumes foram cultivados anteriormente em canteiros dessa forma.
Deve haver linhas geométricas estritas, cujo número depende do tamanho do jardim. Na versão mais simples, pode haver 2 faixas de flores. Em variantes mais complexas, a colocação de plantas no tabuleiro de xadrez e a alternância de culturas em largura são usadas.
Jardim ornamental
Usando o design do jardim ornamental, você pode diversificar significativamente o site, tornando-o único. A base da composição são pedras e plantas de vários tamanhos. Blocos de pedra são definidos arbitrariamente. No centro do canteiro, são plantadas plantas altas, mais próximas da borda - plantas baixas. Culturas de coníferas no bairro com plantas perenes e cobertura do solo ficarão bem aqui. O pó das migalhas de cascalho ou seixo complementará a imagem.
Tipos de cercas
O design da cerca não é de pouca importância, pois pode transformar o jardim de flores às vezes. Além disso, ele pode executar funções diferentes: não apenas para indicar os limites do jardim, mas também para separar os caminhos do jardim, em determinadas áreas do jardim. A altura e a escolha do material depende disso. Se você precisar fazer uma cerca decorativa, canteiros de flores, defina cercas baixas (até 10 cm) de plástico, madeira e tijolo. Para decorar a cerca do jardim, são adequadas estruturas metálicas mais altas e mais duráveis de até 30 cm.Para decorar um canteiro de flores levantado, é frequentemente usada uma pedra que pode suportar o peso do solo e manter a forma do jardim.
Feito de camafeus
É difícil argumentar que as cercas feitas de pedras têm a aparência mais apresentável. Além disso, esses projetos se tornam a melhor solução para canteiros de flores localizados em áreas irregulares. Com a ajuda deles, você pode nivelar a altura, elevar o jardim de flores a uma altura. As pedras se encaixam perfeitamente no design dos jardins ornamentais e escorregadores alpinos, com a ajuda deles para criar canteiros de flores em socalcos. Para a construção, são utilizados com mais frequência pedras naturais (calcário, tufo, arenito, etc.), entulho e pedra artificial, tijolo e até lajes de pavimentação.
Importante! Ao decorar a cerca de um leito de granito, lembre-se de que o material oxida com o tempo, por isso é importante escolher as plantas certas.
Das pedras, você pode fazer alvenaria seca, sem usar uma solução de colagem, ou consertar o edifício usando argila, composição de cimento. A segunda opção é considerada mais durável e confiável, é necessária ao colocar pedras de tamanhos diferentes, bem como desenhos de alta qualidade.
Outra variedade de canteiros de flores em pedra - gabiões. Tais estruturas são grades metálicas, das quais duas paredes são instaladas, e o espaço entre elas é preenchido com pedras. A cerca parece elegante e moderna, frequentemente usada para a construção de canteiros de flores levantados.
De madeira
A madeira é um material quente e acolhedor que parece natural em uma horta. Para as plantas, não apresenta perigo, pois não aquece e não oxida. Além disso, a árvore é fácil de processar; com certas habilidades, você pode criar os desenhos mais bizarros, decorá-los com esculturas ou pintar na cor desejada.
A única desvantagem é a fragilidade. Submetida a fatores externos constantemente negativos, como precipitação, rajadas de vento, umidade do solo, a estrutura do material se deteriora gradualmente. Mesmo ao usar impregnação especial e revestimentos de tinta, a madeira não dura tanto quanto metal ou plástico. Por outro lado, os canteiros de flores não são projetados há décadas. Depois de algum tempo, você desejará alterar o design do site, portanto, essa desvantagem não é tão significativa.
A cerca de madeira pode ter diferentes interpretações - tudo depende do conceito de paisagismo e da sua imaginação. Se o jardim estiver decorado em estilo rústico, você poderá instalar ao redor do canteiro uma cerca baixa sem pintura, uma paliçada ou uma borda elementar feita de estacas. Cerca, talvez o tipo mais popular de cerca. Para torná-lo mais original, você pode decorá-lo com elementos esculpidos. Hoje, mosaicos dispostos a partir de cortes de serra, bem como bordas de calços de madeira, são bastante populares.
De plástico
O plástico atrai principalmente por seu baixo custo. Também o material possui boas características de desempenho - não está sujeito à influência negativa das condições climáticas, não enferruja, não derrete em altas temperaturas. Além disso, esse material é mais adequado se você quiser fazer uma cerca profunda que impeça o desenvolvimento subterrâneo de raízes fora do jardim. Hoje à venda, existem muitas opções de design para cercas de plástico, entre as quais você pode escolher desenhos que imitem madeira, pedra ou alvenaria. Essas cercas são fáceis de instalar com suas próprias mãos, pois muitas vezes elas já estão equipadas com pinos de fundição que você só precisa colocar no chão.
Para projetar um canteiro de flores de formato não padrão, você pode comprar uma fita de borda plástica vendida em rolos.. Pode ser uma versão simples e suave de qualquer cor ou imitação de materiais naturais. Uma boa adição a essa cerca será uma pequena casca de pedra ou madeira, espalhada pelo perímetro.
De metal
Cercas de metal com aparência elegante e alta durabilidade. Eles são feitos de ferro e ferro fundido. Podem ser estruturas soldadas simples, por exemplo, a partir de tubos de diferentes seções e diâmetros. Projetos graciosamente forjados, especialmente aqueles feitos em um projeto individual, quando o cliente pode escolher independentemente o esboço e o tamanho da cerca. No verão, as cercas forjadas enfatizam a elegância do canteiro, servem de suporte para as plantas trepadeiras. No inverno, em meio a canteiros de flores cobertos de neve, eles acrescentam uma beleza incrível ao local.
O ferro vai bem com outros materiais. Muitas vezes, é usado junto com pedra e tijolo. A desvantagem do design pode ser chamada de suscetibilidade aos efeitos negativos da umidade, como resultado do qual o design pode enferrujar. Para evitar que isso aconteça, é necessário tratá-lo periodicamente (a cada dois anos) com um composto anticorrosivo e tinta.
Betão
A principal vantagem das estruturas de concreto é a resistência. O material não está sujeito a envelhecimento e deformação, a menos que, é claro, a tecnologia de sua produção seja totalmente sustentada. Estruturas de concreto não permitirão que o solo desmorone, fortaleça o jardim de flores. Você pode comprar um meio-fio de jardim moldado, que consiste em pequenos blocos individuais com uma base pontiaguda. É fácil instalar fragmentos martelando o chão com um martelo de borracha.
Não apenas cercas para canteiros de flores luxuriantes podem ser feitas de concreto, mas também, na verdade, mini-camas em forma de tigelas, barris e outras formas, que são instaladas ao longo de caminhos de jardins ou decoram a entrada principal do local.
O design do canteiro no local é um processo muito divertido, que permite transformar significativamente o design da paisagem usando sua própria imaginação. Siga as dicas fornecidas no artigo, para que o exuberante jardim de flores desejado esteja em completa harmonia com o território circundante e encantado com sua decoratividade por um longo tempo.