Muitos consideram o gramado um elemento do projeto paisagístico, um atributo indispensável de prédios administrativos, parques, praças e gramado da frente. No entanto, quase antes do paisagismo, os espaços verdes foram aplicados nos esportes.
Requisitos para relvado desportivo
Os gramados para esportes e competições devem atender aos seguintes requisitos:
- alta resistência ao atropelamento;
- recuperação rápida após danos;
- superfície densa e densa.
Green Meadow é usado para aulas nas seguintes disciplinas esportivas:
- futebol (inclusive americano);
- rúgbi;
- beisebol
- Tênis
- Golfe
- croquet;
- hóquei em bola;
- críquete e outros
Na grama há competições em muitos esportes: lançamento de dardos e martelos, arremesso de peso, etc. Além disso, o playground deve "suportar" os jogos infantis. Todos esses esportes têm especificidades próprias e afetam a superfície verde de diferentes maneiras.
Um gramado de qualidade deve ser adequado para qualquer uma das disciplinas acima e atender aos requisitos para uma variedade de esportes. Durante uma seca, a cobertura da grama não deve ser muito dura e durante os períodos de chuva - água estagnada, poças ou sujeira.
Você sabe A área da quadra de tênis de grama é superior a 260 m² (23,77 × 10,97 m). O gramado que cobre esse espaço é capaz de fornecer oxigênio a 5 pessoas.
A composição das misturas de grama
Para criar um gramado de qualidade, nem toda grama é adequada. As plantas não devem ser propensas a ramificações e tolerar pisar, danificar.
Entre as espécies de plantas mais comuns que atendem a esses requisitos e são usadas para o cultivo de gramados, podemos distinguir o seguinte:
- bluegrass prado;
- campo branco;
- pente comum;
- festuca vermelha;
- capim-peludo e rastejante;
- azevém.
Com base nessas ervas, são criadas várias misturas de gramado, que são usadas para semear áreas destinadas a eventos esportivos.
A mistura de ervas mais simples e popular consiste nos seguintes componentes:
- azevém - 20%;
- festuca vermelha - 50%;
- bluegrass bluegrass - 30%.
"Esportes". Além das qualidades acima necessárias para um gramado esportivo, os cereais incluídos na mistura têm um sistema radicular forte e não diferem no crescimento intensivo. Suas raízes formam uma forte camada de relva, que pode ser explorada com freqüência e rigidez.
A mistura consiste nos seguintes componentes:
- festuca vermelha - 30%;
- azevém - 20%;
- bluegrass de prado - 50%.
"Esportes universais". Adequado não apenas para locais de semeadura projetados para esportes e competições, mas também para qualquer forma de atividade ao ar livre. É uma opção aceitável para playgrounds, praças e parques da cidade, bem como para paisagismo, especialmente em locais onde há risco de pisoteio.
A composição da mistura:
- prado de capim timothy - 20%;
- festuca do prado - 20%;
- azevém - 30%;
- bluegrass de prado - 15%;
- festuca vermelha - 15%.
Golf. Uma mistura de ervas que dá uma cobertura grossa e densa sobre a qual você pode realmente jogar este jogo aristocrático. Faça uma mistura desses cereais:
- festuca vermelha dura - 50%;
- festuca peluda vermelha - 30%;
- Floresta fina - 20%.
"Hipódromo". A composição é destinada ao cultivo em áreas sujeitas a cargas extremas, como corridas de cavalos.
A mistura consiste em plantas:
- festuca vermelha - 30%;
- festuca de cana - 20%;
- bluegrass de prado - 30%;
- azevém perene - 20%.
Importante! O consumo médio de sementes para a formação de grama esportiva de alta qualidade é de 30 a 50 g / 1 m². Não tente economizar em sementes - uma massa menor de sementes não dará uma estrutura densa e a densidade necessária da cobertura.
Recursos crescentes
Em princípio, você pode cultivar independentemente um gramado esportivo de qualidade a partir de um bom material. Especialmente se você seguir algumas regras de pouso e seguir as recomendações de cuidados. Gramado esportivo tem suas próprias nuances de crescimento. Por exemplo, em um campo de futebol, os pênaltis, ou pelo menos os arremessos de goleiros, são plantados mais densos que o resto da área. São esses lugares que são mais propensos a pisar e, ao mesmo tempo, o goleiro é frequentemente forçado a pular, rastejando pelo campo com todo o corpo. Além disso, um gramado esportivo requer drenagem adequada.
Seu estilo é o seguinte:
- Eles removem o solo no local a uma profundidade de 1 metro.
- As estacas são colocadas no fundo, entre as quais o fio é puxado. Nos eixos do local, faça uma inclinação (1 cm / 1 metro).
- A cada 5 metros, são colocados tubos de plástico com orifícios (a distância entre os vizinhos é de 30 cm). Estes orifícios são posteriormente cobertos com material especial.
- As valas são cavadas ao longo das bordas do gramado, cujo nível está abaixo da base. Os geotêxteis são colocados em trincheiras, e tubos com um diâmetro maior que os internos são colocados nele. Estes tubos são tubos de drenagem, portanto, são dispostos com uma tendência para o futuro sistema de esgoto ou outro local do dreno.
- Valas são cobertas com entulho. No canto onde as valas se cruzam, são feitos poços de drenagem (2 × 2 × 2 m). As paredes são reforçadas com concreto ou tijolo e os tubos são trazidos para fora das valas de drenagem.
- Depois disso, o espaço escavado do local é preenchido com diferentes frações de pedra britada, areia e somente então - com solo para semear grama. Solo normal não é adequado para isso.
O substrato para um gramado esportivo pode ser composto dos seguintes componentes:
- relva superior - 20%;
- terra de jardim - 15%;
- turfa - 15%;
- areia - 50%.
1,5-2 litros da mistura (em proporções aproximadamente iguais) de farinha de ossos, perlita, argila expandida e húmus devem ser adicionados ao balde da mistura obtida. Esta mistura de solo é espalhada sobre uma camada de pedra britada e areia e deixada por 4 semanas.
Importante! Em qualquer gramado, mesmo no gramado da mais alta qualidade, a grama cresce mal, fica amarela e fica seca e quebradiça. Se o gramado estiver localizado em um local semelhante, é necessário realizar o replantio a cada 2-3 anos.
Regras de semeadura
Você precisa começar com o nivelamento da superfície e a colocação da drenagem. No local selecionado, é necessário nivelar as colinas: pequenas elevações podem ser removidas com um ancinho, as altas devem ser demolidas e o solo espalhado em buracos e recortes.
O próximo passo é a remoção de toda a vegetação desnecessária (ervas daninhas). Eles fazem isso de duas formas: herbicidas mecânicos (de escavação) e de uso químico ("Mastak", "Golf", "Lintur" etc.). Se você decidir usar produtos químicos, precisará fazer isso em estrita conformidade com as instruções para não danificar a grama no futuro.
Primeiro coloque o ralo. A drenagem esportiva completa, mencionada acima, é bastante cara e sua colocação é um processo demorado. Sim e não há necessidade de um sistema tão complexo se você deseja aumentar a cobertura para jogar futebol "quintal em quintal".
Uma versão simplificada é bastante adequada, elas são feitas da seguinte maneira:
- Cavar uma faixa estreita da camada fértil superior, deixar o solo nas proximidades. Escolha a parte inferior do solo, em vez de colocar um travesseiro de areia e cascalho.
- Da mesma forma, cave uma faixa próxima, próxima à primeira (um lado que elas terão em comum). Transfira a camada superior da segunda vala para a camada de drenagem na primeira e substitua a parte inferior do solo nessa vala por uma mistura de drenagem. Coloque a grama selecionada desde o início, desde a primeira vala em cima.
- Assim, coloque a drenagem sobre toda a área.
- Então o solo deve ser desenterrado. A escavação é de camada única e de duas camadas. O primeiro é usado se antes algo estava crescendo no local, essa é a escavação mais comum de uma pá até a profundidade de uma baioneta. O procedimento em duas camadas é realizado em terrenos baldios ou em locais com solo muito pesado, leve ou infértil.
- Os fertilizantes minerais são introduzidos no solo: superfosfato (2 colheres de sopa. L / 1 m²), nitroammophoska (5-6 colheres de sopa. L / 1 m²), nitrato de potássio e magnésio (2 colheres de sopa. L / 1 m²). Além disso, um verbasco apodrecido (1 balde / 1 m²) pode ser reparado durante a escavação.
- Agora o solo precisa ser compactado, caso contrário, poderá ceder com o tempo. A compactação deve ser realizada usando um rolo especial. No estado normal, é oco por dentro, para o trabalho é preenchido com areia ou água, então seu peso excede um centner. Com essa concha, você precisa percorrer o local várias vezes, após o que o terreno permanece por 2-3 semanas para que se estabilize.
- Após o tempo especificado, o local deve ser cuidadosamente inspecionado para detectar eventuais quedas. Se houver, eles devem ser aspergidos com terra.
- Imediatamente antes da semeadura, o solo deve ser afrouxado novamente, após o qual você pode iniciar o procedimento. Semeie com as mãos, ou com uma semeadora, em 2 a 4 direções, após o que nivelam o solo com um ancinho.
- Com o mesmo rolo, não totalmente carregado, de 70 a 80 kg, você precisa novamente pegar o solo e derramar em abundância. Se a área cultivada for pequena, você poderá usar uma superfície dura e larga (tampo da mesa, tábua etc.) em vez do rolo.
Quando a grama aparecer, tornar-se densa, serão necessários mais cuidados, os quais serão descritos abaixo.
Cuidados adicionais
O cuidado do gramado é especialmente importante nas primeiras semanas após a semeadura, pois é necessário regar regularmente e abundantemente.
No futuro, consiste em tais eventos:
- corte de cabelo;
- aplicação de fertilizantes;
- controle de ervas daninhas;
- aeração.
Você precisa cortar a grama a cada 3-4 dias, a cada corte seguinte, alterando a direção do movimento do cortador de grama. O remédio complexo “Lebosol-Nutriplant 8-8-6” é ideal para vestir com cobertura. Contém em sua composição todos os minerais necessários em uma forma que é facilmente absorvida pelas plantas herbáceas.
A primeira alimentação é realizada 10 a 15 dias após a emergência. Posteriormente, durante a estação de crescimento, os fertilizantes são aplicados 2-3 vezes, com uma frequência de 1,5 a 2 semanas. O “Lebosol-Nutriplant 8-8-6” tem um efeito benéfico na grama, promove a rápida restauração das plantas, ajuda a manter uma bela sombra esmeralda dos brotos.
Periodicamente, o procedimento de aeração deve ser realizado. Ele é projetado para fornecer melhor oxigênio ao sistema radicular das plantas. Faça assim: uma haste fina e afiada de metal perfura a cobertura da grama. Frequência - 5 a 8 furos por 1 m²
Atenção especial deve ser dada ao controle de plantas daninhas. O gramado, é claro, não está sujeito a capina, de modo que os herbicidas seletivos, por exemplo, Decis, são usados para destruir ervas daninhas. As ervas daninhas, que mais frequentemente do que outras, podem crescer no gramado: semear cardo, banana, azeda, trevo, etc. Isso ocorre devido à entrada de sementes dessas plantas na massa total do material de semeadura.
“Decis” destrói com sucesso as ervas daninhas listadas sem causar nenhum dano às ervas do gramado. O medicamento (20 ml) deve ser dissolvido em 3 litros de água e pulverizar uniformemente a cobertura verde. O volume indicado é projetado para 100 m².
Lontrel-300D ajudará a se livrar dos dentes de leão. O medicamento atua seletivamente, com base na forma sintética do hormônio vegetal. Seu uso leva a processos irreversíveis em dentes de leão, sem prejudicar outras plantas. É necessário diluir 6 ml do produto em 5 litros de água e pulverizar 100 m² de área.
Você sabe O tamanho do campo de futebol é 105×68 metros, sua área - 7140 m². Para semear esse espaço, você precisa de 300–350 kg de sementes.
Doenças e Pragas
Um gramado cultivado corretamente a partir de sementes de qualidade é bastante resistente a ataques de pragas e várias doenças. Especialmente se medidas preventivas forem seguidas. No entanto, não se pode dizer que nada ameaça a vegetação do gramado.
Das doenças, deve-se distinguir:
Essas doenças são mais fáceis de prevenir do que tratar. Para isso, antes do plantio, as sementes são tratadas com permanganato de potássio ou sulfato de cobre. Além disso, a vegetação deve ser alimentada periodicamente. A fertilização aumenta a imunidade da grama e, portanto, sua resistência a patógenos. Além disso, se o gramado não estiver equipado com drenagem e a umidade estagnar, isso levará ao surgimento e desenvolvimento de doenças fúngicas.
Pragas perigosas para o gramado: pulgões, wireworms, areia preguiçosa. Inseticidas são usados para destruição. As toupeiras podem ser perigosas para os gramados. Para combatê-los, eles usam a ferramenta "Krotomet". Não prejudica a saúde do animal, mas apenas o assusta. Contra formigas, use a ferramenta "Anteater Super". Estes são grânulos que precisam ser dispostos na superfície do local.
Cultivar um gramado para praticar esportes, realizar vários jogos e atividades ao ar livre é uma tarefa completamente viável. Siga as recomendações descritas acima, seja paciente e, se você tiver meios e desejo bastante moderados, poderá criar uma área verde densa e resistente a influências externas.