Quebrando um jardim em um território pessoal, muitos moradores de verão deixam um lugar para uma fonte. A água murmurante e iridescente no local expande visualmente o espaço e, além disso, é agradável relaxar ao lado do reservatório. Mas, para que o dispositivo funcione sem problemas, ele precisa de uma boa bomba. Esta revisão descreve as regras para a escolha de uma bomba elétrica para uma fonte do país.
Como escolher a bomba certa para a fonte
Para pequenas lagoas, as chamadas bombas de verão estão disponíveis para venda. Este tipo de dispositivo difere do equipamento profissional em seu tamanho pequeno e facilidade de operação. O dispositivo é móvel, ou seja, não requer comunicações adicionais, lidando com auto-bombeamento. Os fornecedores oferecem equipamentos diferentes, com equipamentos diferentes.
Importante! Ao comprar a unidade, verifique se há uma garantia para reparos e serviço pós-venda.
Ao escolher uma bomba para uma fonte, várias características devem ser levadas em consideração:
- a proporção da potência do dispositivo e o tamanho da tigela do reservatório;
- tipo de fonte - jato, cascata, "sino" etc. (os recursos da configuração são fornecidos em detalhes abaixo);
- consumo de energia;
- volume e velocidade do suprimento de água;
- material da caixa (a vida útil depende disso);
- tipo de posicionamento (submersível, superfície).
A faixa de potência média de um compressor centrífugo é de 24V no mínimo, 220V no máximo. O desempenho da bomba é a força da cabeça e a altura do jato. Por exemplo, para uma alimentação de gêiser de 0,5 metro de altura, a saída necessária é 4000 l / h (ou 4 m³ / h).
Tipos de equipamento
De acordo com o tipo de posicionamento, as bombas são divididas em submersas e de superfície. A bomba submersa é boa quando não há como equipar um local para sua instalação em terra. O compressor de superfície, de acordo com o nome, não está na água, mas ao lado da piscina. Essa instalação requer proteção do dispositivo contra influências ambientais.
Modelos submersíveis
Esta bomba é frequentemente escolhida para a manutenção de fontes baixas ou cachoeiras, onde a altura não ultrapassa 2 m.O dispositivo está completamente na água, seu aspersor sobe periodicamente acima da superfície e volta. Para a operação de uma bomba submersa de pequena e média potência, a energia de 24V é geralmente suficiente.
- Vantagens do modelo:
- silencioso - a água afoga o gerador;
- sistema de apoio ao equilíbrio térmico (proteção contra superaquecimento ou superaquecimento);
- sistema de proteção contra desgaste prematuro de peças;
- tamanho pequeno (pode ser oculto sob elementos decorativos);
- economia - absorve relativamente pouca eletricidade.
- Desvantagens:
- a instrução pretende que o dispositivo bombeie água limpa e não recomenda o uso em reservatórios com fundo natural, em riachos (solo, lodo);
- não há como ver danos no estojo ou em partes do dispositivo a tempo;
- Para reparos, desconecte e remova para a superfície.
A maioria dos modelos modernos possui filtros, mas eles são projetados para partículas de sujeira com uma fração não superior a 2 mm, volume não superior a 50 g / m³. Há também uma série de unidades de drenagem submersas para obras, mas sua compra é impraticável devido ao alto custo. Portanto, para lagoas de jardim, cuja bacia não possui concreto, pedra ou outro substrato sólido, é melhor usar bombas de superfície. Caso contrário, você precisará prestar atenção nos filtros e limpar o sistema.
Instalação do dispositivo
Antes da instalação, será correto fazer um pequeno pedestal, pois a água é absorvida nas camadas inferiores e é aqui que as partículas de poeira e sujeira se depositam. Para criar um substrato, pedra ou tijolo é usado. Antes da instalação, a água deve ser drenada.
Importante! Ao conectar qualquer tipo de compressor de água, verifique se há um fusível na rede elétrica. Você precisa ter certeza de que, no caso de uma violação do aperto do isolamento, o sistema parará de fornecer corrente, protegendo-o de um acidente.
A sequência de ações:
- O equipamento de bombeamento é montado na superfície, conecte o tubo de alimentação, mangueiras e cabo de alimentação, consultando as instruções.
- Uma válvula de retenção é instalada no bico do compressor (em alguns modelos, é prevista por projeto) e, em seguida, nos filtros de purificação de líquidos.
- Ao instalar a mangueira de injeção de água, sua posição deve ser a mais uniforme possível.
- O comprimento padrão da mangueira é de 10 m; se necessário, use adaptadores.
- Aqui você deve se lembrar: quanto maior o intervalo entre os componentes, maior deve ser a força de alimentação. A força do fluxo, por sua vez, depende da seção transversal das mangueiras e tubos.
- Todas as conexões - acoplamentos, adaptadores - devem ser cuidadosamente isoladas.
- Por fim, um cabo elétrico e um cabo de imersão são montados.
O cabo de alimentação também precisa estar alinhado, não deve ter excessos. Impermeabilização confiável é necessária.
Sistemas de superfície
Os modelos são usados em reservatórios artificiais abertos sem fundo equipado. Apenas as mangueiras de alimentação são imersas em água, portanto o aparelho é menos sensível à água suja. Para proteger contra partículas de lodo inferior, uma válvula com uma malha de filtro é acoplada à mangueira.
- Vantagens da bomba de superfície:
- durante a montagem, não há necessidade de bombear água;
- facilidade de manutenção - todos os detalhes são visualmente visíveis (exceto para tubulações de água);
- a capacidade de se conectar a dois objetos (fonte, cachoeira).
- Desvantagens:
- ruído - o gerador está na superfície;
- preço - geralmente mais caro que os modelos submersos;
- precisa de proteção contra o sol e a precipitação, é aconselhável instalar em uma caixa.
Você sabe A Fonte Bellagio, em Las Vegas, EUA, dança ao som de várias composições: sobe e desce, dobra em espirais. A construção consiste em 1175 jatos de água voando até uma altura de 100 metros.
Instalação do compressor
Como mencionado acima, a proteção contra influências externas é necessária aqui - um pequeno pavilhão ou uma caixa à prova d'água com capacidade à prova d'água.
Processo de conexão:
- A bomba tem 2 saídas. Em um, aperte uma mangueira de imersão com a válvula de contrapressão.
- Em seguida, instale a malha do filtro.
- A mangueira é abaixada na lagoa.
- No outro tubo, monte uma mangueira de abastecimento de água.
- O cabo de alimentação é aterrado e isolado contra umidade acidental.
Ao escolher uma unidade, preste atenção à potência média. Bombas que operam na velocidade mínima ou máxima não são lucrativas: elas falham rapidamente.
Recursos de um conjunto completo de dispositivos
Ambos os tipos de bombas são bombas de circulação, isto é, a água se move em um sistema fechado.
O principal equipamento da bomba da fonte:
- motor do tipo rotativo;
- impulsor;
- tubo de suprimento e sucção;
- mangueiras;
- filtro de água;
- válvula de retenção;
- cabo de força.
Dependendo do tipo de fonte, são necessárias peças adicionais no kit. Fabricantes de modelos modernos de compressores de água já previram isso.
O design do produto pode incluir adicionalmente esses acessórios:
- lâmpadas ultravioleta com propriedade bactericida (impedir a proliferação da água);
- bicos para fornecer uma forma e altura diferentes do jato;
- aspersores com recesso para decoração;
- adaptadores para aumentar a pressão de saída;
- distribuidor de ração multiponto;
- Cabeça de LED.
Fonte sem bomba
Um exemplo impressionante dessa estrutura é o complexo das fontes de Peterhof. A construção trabalha com o princípio de comunicar as embarcações. Em uma versão em larga escala, este é um sistema complexo de lagoas, piscinas, eclusas, canais e outros dispositivos de engenharia.
Você sabe A Fonte da Riqueza em Cingapura é a maior do mundo, como confirmado pela entrada no Guinness Book of Records. Os moradores da cidade acreditam: se você for ao redor do reservatório três vezes, nunca haverá problemas financeiros.
No jardim, tudo é muito mais simples - por exemplo, o dispositivo de uma cascata:
- tanque de água principal;
- filtrar
- eyeliner pipe;
- vários terraços;
- menor armazenamento
- tubo de ligação ao tanque superior.
A água do tanque superior através dos canos cai nos degraus dos terraços, caindo no tanque inferior. Aqui, sob sua própria pressão, ele sobe através do cano de volta ao tanque no topo. Tais projetos podem ser de várias formas, jardim ou para uso doméstico, mas existe apenas um princípio de operação - movimento ao longo de tanques conectados e um arranjo em vários níveis.Portanto, um lago com uma fonte na casa de campo é uma excelente técnica de design, proporcionando uma expansão visual do espaço, um canto de relaxamento e uma fonte de frescor. E um dispositivo independente no local da fonte ou cachoeira ajudará não apenas a equipar a área, mas também a reduzir custos financeiros.