Os proprietários de uma pequena área de jardim sempre tentam melhorar sua aparência o máximo possível e, ao mesmo tempo, colocam várias decisões de projeto em uma pequena horta. Existem muitos truques para economizar terra.
Idéias e opções de paisagismo em um pequeno terreno na frente da casa
Mesmo em um pequeno terreno, você pode usar vários elementos do projeto da paisagem. Nele você pode plantar flores, arbustos, árvores e hortas. Ao mesmo tempo, eles podem ser combinados com sucesso e usar várias técnicas de economia de espaço, por exemplo, jardinagem vertical. Nesse caso, a compatibilidade das plantas e as condições locais devem ser consideradas.
Jardim de flores
As flores podem ser plantadas ao longo do caminho a partir da entrada ou em frente à casa. Pouco lugar será ocupado por arranjos de flores em vasos, vasos, banheiras de madeira e outros recipientes. Além disso, essa solução de design parece muito boa. As plantas plantadas em recipientes originais podem ser colocadas sempre que houver um canto livre, e também será conveniente transferi-las de um lugar para outro, formando diferentes composições.
Alguns jardineiros organizam canteiros com pneus de carros antigos. Para a beleza, eles são pintados em cores diferentes. Com a ajuda de flores e um jarro velho, você pode fazer um pequeno "gotejamento". Se houver um reservatório no local, um quadro de flores deve ser plantado em torno dele.. Nesse caso, você deve escolher plantas que normalmente toleram o excesso de umidade.
Você sabe Os antigos egípcios cultivavam jardins com canteiros de flores, não apenas perto de templos, palácios e propriedades, mas também perto de sepulturas. Lá eles construíram pequenos pavilhões e expuseram algumas coisas de uma pessoa enterrada: acreditava-se que a alma do falecido pudesse sair para passear no jardim.
Uma boa solução seria combinar "negócios com prazer" e plantar vegetais e verduras com flores. As elegantes e bem cuidadas fileiras de alface verde, beterraba, cenoura, aspargo, cebola e alho podem ser combinadas com fileiras de flores que florescem mais tarde. É bom plantar malmequeres e malmequeres entre vegetais. Eles estão perfeitamente assustados com o cheiro de várias pragas. Você pode designar e enobrecer esse canteiro de flores com pedras, tijolos, garrafas de plástico, vime.
Nos canteiros de flores, plantas de diferentes períodos de floração devem ser plantadas para que os brotos em flor encantem todo o período quente. Você pode fazer um slide alpino usando miosótis, petúnias, ásteres e açafrões. Em alguns casos, é aconselhável equipar canteiros verdes nos telhados dos anexos.
Paisagismo vertical do território
Criar composições de plantas em um plano vertical é uma técnica de design incomum. Tal arranjo de plantas economizará muito espaço. Com a ajuda de trepadeiras e videiras, você pode decorar cercas, paredes, árvores e várias estruturas. Com a ajuda deles, decoram os mandris, fazem belos arcos ou um "toldo" verde para criar uma sombra no verão quente. Para um paisagismo rápido das paredes das estruturas, as videiras anuais são bem adequadas, mas, para uso mais prolongado, é melhor plantar plantas perenes.
Os designers usam as seguintes opções ao organizar o território:
- Cercas e muros vivos. Plantadores pendurados com panelas, gavetas e outros recipientes. Neste caso, petúnias ampélicas, anêmonas, begônias, fúcsia ou trepadeira são bem adequadas.
- Pérgulas e Pérgulas. Nesse arranjo, você pode usar as heras ou as uvas de menina. Seu verde esmeralda será uma ótima decoração.
- Arcos. Particularmente bonita de rosas encaracoladas e clematites. Para esse fim, você pode usar madressilva despretensiosa nos cuidados.
- Canteiros de flores. Você pode equipar um jardim vertical inteiro, o que criará conforto no local e não ocupará muita área. Para esse fim, use culturas que não precisam de muito solo. Estas são certas ervas, flores, suculentas, trepadeiras e morangos. Eles são firmemente plantados em recipientes de plástico ou madeira, que são anexados à estrutura com divisórias. As plantas precisam ser plantadas para que folhagem e flores cubram os recipientes em que são plantadas. O resultado é um lindo painel verde. Para criar composições verticais, é desejável escolher plantações despretensiosas nos cuidados.
Com a ajuda de arcos, cercas verticais e telas, você pode dividir o site em zonas separadas. As trepadeiras ajudarão a encobrir uma parede opaca ou rachada, além de criar o sombreamento necessário do sol quente. Camas verticais na forma de uma pirâmide ou cones são populares. Está na moda usar elementos de design, como móveis antigos com gavetas ou bolsos de plástico que podem ser pendurados em uma cerca, parede ou qualquer outro suporte.
Importante! As trepadeiras e trepadeiras precisam receber a direção certa de crescimento e forma em tempo hábil.
Arbustos
Os arbustos são bons para projetar pequenas áreas.. Se você colocá-los no fundo da frente e de trás, o espaço ficará visualmente maior. Não plante muitos arbustos, pois isso ocupará uma área decente. Para os arbustos encantados com a sua floração, recomenda-se plantar cotoneaster, rosa de cão, jasmim, lilás, rosa de chá. Eles são completamente pouco exigentes nos cuidados.
Para a beleza durante todo o ano, também podem ser usadas plantas coníferas.. Por exemplo, zimbro. Somente você deve escolher variedades que não crescem muito e não produzem muitas raízes. Eles economizarão espaço e parecerão muito decorativos com formas padrão.
Árvores
Em uma área pequena, é melhor plantar árvores frutíferas, que não só serão um ornamento, mas também deliciarão a colheita. Eles devem ser plantados do norte, para que a sombra da coroa não caia no plantio de vegetais e canteiros de flores. Ao mesmo tempo, espécies que ocupam muito espaço não devem ser usadas. É melhor usar variedades colunares ou em porta-enxertos anões. Ao plantar árvores frutíferas, deve-se ficar em variedades autopolinizadas.
Importante! Os especialistas recomendam o plantio de culturas à medida que sua altura aumenta de sul para norte. Isso permitirá que eles não se ocultem.
Árvores coníferas são frequentemente usadas para design.. Eles não precisam ser especialmente cuidados, dão uma sombra no calor do verão e um cheiro agradável de agulhas de pinheiro após a precipitação. Muitas espécies e variedades crescem lentamente e não ocupam muito espaço. A partir deles, você pode cultivar sebes sempre verdes. Além disso, árvores coníferas podem ser decoradas para as celebrações do ano novo com guirlandas e decorações de Natal. Essas belezas sempre-verdes se deliciarão com suas agulhas macias e verdes o ano todo. É bom para esses fins usar thuja, zimbro. Algumas variedades são plantadas em banheiras de madeira que se movem conforme desejado. As árvores devem ser plantadas em torno do perímetro para que não ocupem muito espaço.
Horta
Para culturas de jardim, o local mais iluminado é geralmente destacado.. Um jardim é melhor feito com terras férteis. Se houver pouco espaço alocado para isso, uma pequena cerca deve ser feita para aumentar visualmente as camas ao redor.
Importante! Ao plantar plantas em um pequeno jardim, as plantações costumam ser densificadas, mas não devem ser muito espessas. Perto das plantas do sistema radicular, recomenda-se plantar culturas com raízes superficiais, bem como os mesmos requisitos de solo e umidade.
Para pequenos lotes de terra sob o jardim, é recomendável aderir às seguintes regras:
- Use variedades precocesdando várias colheitas por estação. Não é nenhum segredo que você pode coletar duas colheitas de batata de uma cama. Às vezes, antes de plantar, acaba por crescer rabanetes ou salada precoce, espinafre.
- Em uma cama, você pode usar culturas com diferentes períodos de maturação. Por exemplo, semeie uma salada entre batatas.
- Use treliça para pepinos, tomates, feijões, abóboras e melões. Um suporte para eles também pode ser milho ou cerca.
- Faça trilhas estreitas.
- Aterragem conjunta. Nesse caso, a compatibilidade com várias plantas em crescimento deve ser levada em consideração. Uma versão clássica de culturas compatíveis está crescendo juntas: milho, feijão e abóboras.
Camas
Atenção especial deve ser dada aos canteiros onde as culturas são cultivadas.. Para algumas ervas e ervas, além de morangos, a jardinagem vertical é excelente. Projetos com gavetas montadas na parte superior ou outros recipientes economizam espaço. Para obter altos rendimentos, muitos especialistas recomendam fazer canteiros altos e monitorar a qualidade do solo neles..
Muitas vezes, os vegetais são cultivados em recipientes ou sacos localizados nos corredores do jardim ou em locais de concreto. Por exemplo, os jardineiros cultivam pepinos em barris e batatas em sacos. Às vezes, essa técnica é usada para fins decorativos - legumes e flores, por exemplo, cebola e calêndula, são cultivadas no mesmo leito.
Projeto da fonte
Lagoas e fontes umedecem o ar do local no calor. O murmúrio da água acalma o sistema nervoso humano e relaxa. A pequena fonte é um excelente acento decorativo. À noite, ele pode fazer luz de fundo e ficará muito bonito. Agora, há uma grande variedade de uma grande variedade de pequenas fontes para casas de campo de verão. Eles são estacionários e portáteis, que podem ser movidos para lugares diferentes. Sua execução pode ser muito diferente: sob a forma de esculturas, pedras, jarros, pequenas cachoeiras.
Você sabe Os antigos egípcios também foram os primeiros a fazer fontes na Mesopotâmia. Inicialmente, eles eram usados para irrigação e instalados em jardins.
As fontes geralmente estão localizadas próximas à área de recreação.. Em um local com muito vento, o lixo cai constantemente nele. É melhor não colocá-lo debaixo de arbustos ou árvores, para que a folhagem não caia deles. Evite locais ensolarados, pois no calor dos raios diretos aquecerá demais a água.
Como fazer do paisagismo uma pequena área com suas próprias mãos
Antes de começar a equipar uma casa de campo ou território doméstico, você deve desenhar um plano, escolher um estilo de design e zoneamento. Tudo precisa ser bem pensado, levando em consideração a localização dos pontos cardeais, relevos, estruturas e locais de sombra, nível das águas subterrâneas, acidez e composição do solo. Nesse caso, você deve comparar seus desejos e requisitos, vinculando-os às condições locais. Então você não precisa refazer nada ou investir muito tempo e esforço no acordo.
Você sabe O estilo japonês foi formado pelo século XIIIcomo personificação vida selvagem ou o universo inteiro. Sua aparência foi influenciada pelos jardins do templo e pelos esforços dos monges budistas.
Layout do território
Tudo deve começar com um plano ponderado. É necessário esboçar um diagrama do território com características da paisagem e edifícios em escala. Em seguida, coloque no plano novos edifícios, se houver necessidade. A primeira coisa a considerar é a necessidade de todas as dependências que você não pode prescindir, uma garagem, um estacionamento para o carro e, em seguida, prossiga com os elementos desejados.
Com um planejamento adicional, você deve considerar suas preferências:
- Apenas para relaxar. Nesses locais, dependendo das preferências, existe um local para uma mesa de tênis, trampolim, pequena piscina ou lago, churrasqueira ou fogão com um local para comer, jardim de flores ou tobogã alpino, playground.
- Apenas para o trabalho. Neste local, haverá apenas os anexos necessários, uma estufa, um jardim, canteiros e uma área de recreação muito pequena, um número mínimo de flores. Nos dachas dos jardineiros, muitas vezes você pode relaxar apenas em um pequeno banco ou em um móvel portátil, e as flores são cultivadas em recipientes ou em frente à entrada fora do local.
- Combinado. O tipo de layout mais popular, onde há um lugar para uma horta e jardim, jardim de flores e relaxamento. Legumes e plantas de jardim ocupam 70-80% da terra livre de edifícios. Uma pequena área de lazer é feita ao lado de elementos decorativos, canteiros de flores, arbustos maravilhosamente floridos ou coníferas sempre verdes.
Deve ser bem pensada a localização de culturas perenes, edifícios e estruturas decorativas. Ao plantar arbustos e árvores, deve-se levar em consideração o crescimento de suas copas e raízes e indicar imediatamente no plano a área que as plantas ocuparão. Por exemplo, para cada arbusto de framboesa, há uma média de 1 m² de área e 3 m² para um arbusto de groselha.
Regras de paisagismo
Ao projetar uma área pequena, deve-se considerar o seguinte:
- Na medida do possível, livre-se das altas paredes opacas que roubam espaço. É melhor ficar na rede de compensação, na cerca baixa ou na cerca de acácia. Trepadeiras ou arbustos lindamente decorados irão decorá-los perfeitamente.
- Grandes anexos e árvores devem estar localizados ao redor do perímetro.
- A presença de um sotaque que atrai a atenção. Pode ser uma fonte, uma colina alpina, um lago artificial, uma bela escultura ou um playground.
Se você não conseguir se livrar de um muro ou muro de concreto alto, ele deve ser pintado, coberto com trepadeiras ou paisagismo vertical, e elementos de espelho devem ser colocados nele. Não ignore lugares obscuros - é neles que você deve criar uma área de lazer, uma refeição, um parquinho, uma fonte.
Vídeo: Paisagismo em uma pequena área
Escolha estilo e opção
Alguns estilos também são adequados para pequenas áreas. Na maioria dos casos, ao escolhê-los, eles são guiados por suas próprias preferências e capacidades.
Os seguintes estilos serão mais apropriados em pequenas áreas:
- Japonês. Estátuas pequenas, lagoas e plantas, bonsai, pedras, uma colina alpina criarão uma variedade de detalhes, e o local parecerá maior. Tais elementos em miniatura cabem facilmente em uma pequena área. Caminhos sinuosos também expandirão o espaço.
- Rústico. Mais apropriado para o jardim. Aqui você pode plantar flores e vegetais simples juntos. Cercas e divisórias de vime, cerâmica, um carrinho ou um carro de jardim com plantas ou legumes, recipientes com mudas ou ervas localizadas nas escadas criarão acentos brilhantes e funcionais. Negligência é possível neste estilo.
- Escandinavo. Centra-se na beleza natural e utiliza materiais naturais. Combinações de plantas podem ser diferentes, o principal é harmonia. Esse estilo é caracterizado por sebes, móveis de vime, pequenas figuras de gnomos, o uso de plantas silvestres no design. A presença de um jardim também é permitida.
- Clássico (regular). É dominado por simetria e formas geométricas. A principal instalação está localizada no centro. Necessariamente, há um gramado limpo. É permitido o uso de esculturas antigas e uma pequena fonte ou lagoa de forma clássica. O cuidado com esse site deve ser constante e cuidadoso.
- Paisagem. Eles estão tentando aproximar o design da trama o mais próximo possível da paisagem real. Utiliza plantas perenes, arbustos e árvores, pedras e lagoas artificiais que parecem naturais.
Muitos proprietários de terras ficam em um estilo livre, combinando diferentes direções.
Zoneamento do território
Já no estágio de planejamento, o site deve ser dividido em zonas. Decida onde as árvores e arbustos do jardim, canteiros, área de recreação serão localizados. Em uma pequena área, a grande maioria será ocupada por um jardim e um jardim. A área de lazer é muito pequena, canteiros de flores e composições decorativas ocupam muito pouco espaço. A área onde você pode relaxar, com falta de espaço, é feita à sombra de árvores e edifícios, pois esses locais não são particularmente adequados para camas e jardins, mas são muito bons no calor do verão. Uma área de lazer compacta pode ser equipada com dosséis, arcos e pérgolas, pequenos móveis portáteis, mesas e cadeiras dobráveis e portáteis.
Ao zonear, todos escolhem suas prioridades. Alguns canteiros de flores são substituídos por um pequeno lago ou playground. Outros excluem canteiros da zona, preferindo admirar as flores e elementos decorativos, ou fazer um pátio e piscina. Outros, pelo contrário, usam cada centímetro da terra para cultivar vegetais, frutas e bagas.
Você sabe Os jardins suspensos da Babilônia representavam um jardim em vários níveis em cascata. Essa uma das maravilhas do mundo também é conhecida pelo fato de que seu paradeiro nunca foi encontrado.
Soluções interessantes de design de paisagem para uma pequena parcela
Para um pequeno território de uma casa de campo, existem diferentes métodos de expansão do espaço:
- Linhas curvas. Curvas suaves expandem visualmente a área. Um caminho sinuoso cria a ilusão de uma longa jornada e parece mais interessante do que uma linha reta. Especialmente se enrolar entre matas de arbustos ou gramíneas ornamentais. Pode ser feito de cascalho colorido, mosaicos, lajes e madeira. Formas irregulares, mas fluidas, de um canteiro de flores ou um lago, uma área de recreação fará seus olhos se moverem em um arco e dar a impressão de que há muito espaço.
- Toda a área não deve estar visível. A visibilidade pode ser limitada por arcos, sebes, peneiras, plantas de balanço.
- Estruturas portáteis e suspensas. Recipientes com flores e bonsai podem ser exibidos ao longo dos trilhos, na entrada, na área de recreação. Eles podem ser colocados em gramados ou pisos de concreto, em terraços. Em recipientes - para cultivar bagas, por exemplo, morangos, ervas e algumas hortaliças. Eles podem ser colocados em estruturas portáteis decorativas, escadas e prateleiras. Um elemento suspenso também é um elemento suspenso. Eles gostam de ser colocados na entrada, varandas e varandas.
- Treliça decorativa. Vários arcos e divisórias verticais nas quais os escaladores são permitidos. Nelas, você pode fortalecer algumas plantas de jardim (uvas, amoras), flores (rosas, clematis), vegetais (feijão ou algumas variedades de abóboras). Um banco com um arco de rosas encaracoladas parece muito bom.
- Um jardim de vários níveis ampliará visualmente o espaço. Dá ao site uma variedade de terrenos. Escorregas alpinos, pedras de formas interessantes, composições de palangre, um pódio para um pátio e outras irregularidades feitas artificialmente dão volume à paisagem. Muitos canteiros ou canteiros de flores ajudarão a economizar espaço.
Mesmo uma pequena área da casa pode ser bem e funcionalmente equipada. Primeiro você precisa fazer um plano, escolher um estilo e dividir o site em zonas. Então você deve escolher e colocar as plantas corretamente.