Os criadores de codornas sabem o quanto é importante proporcionar às aves boas condições de vida, incluindo equipamentos convenientes. Um dos elementos essenciais de sua manutenção é uma tigela bem organizada. Obviamente, você pode comprar um acabado em uma loja de animais, mas é muito melhor e mais barato fabricar você mesmo um bebedor com os materiais disponíveis.
Requisitos básicos para bebedores de codorna
O equipamento de água deve:
- seja confiável e fácil de usar;
- fornecer aos pássaros uma abordagem gratuita da água;
- ser feito de materiais seguros;
- fácil de retirar, lavar e desinfetar;
- tem volume suficiente para todo o gado.
Você sabe Eu souovos de codorna são usados para fortalecer a imunidade e se recuperar rapidamente de doenças graves. E os fisiculturistas os usam para construir músculos.
Tipos de bebedores
As taças para pássaros são divididas em vários tipos:
- Aberto. Represente quaisquer capacidades separadas. Vantagens - simplicidade, acessibilidade. Contras - fáceis de tombar, os filhotes podem se afogar, líquido contaminado por fragmentos de comida.
- Mamilo ou gotejamento. Eles se parecem com um tubo horizontal equipado com um mamilo. Organizada de acordo com o princípio de um lavatório, a água entra com pressão na ponta do mamilo. Prós - durabilidade, a água é fornecida automaticamente e não fica estagnada. Contras - custos financeiros, a necessidade de um mamilo macio para pequenos pássaros.
- Taça.Eles se parecem com um copo com a língua flutuante e uma bola que bloqueia o fluxo de fluido. Organizados por analogia com a balança, quando uma tigela cheia sob seu peso desce e fecha a água. O recipiente vazio rasteja, a bola também sobe e a água é novamente introduzida na tigela. Vantagens - conveniência, operação automática, adequada para pintinhos. Contras - um design difícil, custos financeiros.
- Vácuo Eles trabalham com base na diferença de pressão no tanque com água e fora. Vantagens - operação automática, a água permanece limpa, ideal para codornas diárias.
- Automatic. Comumente usado em grandes fazendas. A água vem totalmente automaticamente. Vantagens - falta de controle do abastecimento de água.
Como fazer um bebedor de codorna com suas próprias mãos
As taças para beber têm um design bastante simples, sem nós e detalhes complexos, de modo que até um mestre inexperiente o suporta. Além disso, um bebedor caseiro pode ser fabricado com materiais e resíduos completamente acessíveis de outras obras.
Taça
Materiais e ferramentas para o trabalho:
- copo de plástico (volume 200-250 ml);
- tanque de água de plástico;
- pedaços de tubos de plástico (d = 20 mm, d = 50 mm);
- mola de expansão (altura - 5 cm, d = 20 mm);
- barra de aço (comprimento - 5-6 cm, d = 4 mm);
- Almofadas de contraplacado (2x2 cm);
- Tampas e acessórios para tubos;
- junta de silicone;
- broca (d = 5 mm);
- parafusos de madeira.
Você sabe Marcas de perfume conhecidas costumam usar ovos de codorna em seus cremes e xampus. O fato é que esses ovos contêm tirosina - o aminoácido responsável por uma boa aparência. Muitos amantes de remédios naturais a consideram o verdadeiro segredo da juventude.
Instruções passo a passo:
- Os prendedores são presos ao copo com parafusos com juntas de madeira compensada, de modo a obter um orifício horizontal para mover o copo.
- Um bujão é inserido em um pedaço de tubo (d = 50 mm) com 20 a 25 cm de comprimento, onde é feito um furo central de 20 mm. Nesse caso, as rebarbas do plugue não devem se apagar.
- Para fixar o eixo do recipiente móvel, são feitas fendas no tubo. O tubo está disposto no local selecionado da casa ou gaiola, e seu topo é fechado com um plugue.
- Uma mola está instalada nela. Uma junta é colada nos prendedores da tigela.
- Um copo é montado no eixo na forma de uma haste de aço. O tubo (d = 20 mm) é soldado hermeticamente à parte superior do bujão.
- Este tubo se une ao tanque de água localizado acima. O copo está pronto.
Importante! A fonte de água é uma jarra de três litros a montante com uma tampa de ferro para uma rosca na qual foi feito um orifício para uma conexão. Como resultado, o bebedor funciona criando um vácuo no banco.
De tubo de plástico
Materiais e ferramentas para o trabalho:
- tubo de plástico para canalização (comprimento - 50 cm, d = 50 mm);
- dois recipientes de plástico (5 l);
- seringa descartável (5 mm);
- Mangueira de PVC;
- pistola de cola;
- serra de buraco;
- ferro de soldar;
- faca afiada.
Instruções passo a passo:
- Corte os gargalos das garrafas plásticas de 5 litros e use-os como tampões nas extremidades dos tubos. Para aperto, coloque os pescoços na cola quente com uma pistola de cola.
- Aguarde até a cola secar, marque os furos da tigela para beber (o diâmetro dos furos é de 3 cm, a distância entre os centros é de 4 cm) e faça-os com uma serra.
- Tira as bordas dos orifícios com uma faca fina. No final do tubo com um ferro de solda, faça um orifício para o tubo fornecer fluido. É conveniente primeiro inserir pela metade uma seringa descartável cortada de ambos os lados, sobre a qual colocar o tubo.
- A taça está pronta para uso. Para sua limpeza periódica, desaparafuse as tampas nas extremidades e lave o bebedor com uma escova em água corrente.
Vídeo: como fazer um bebedor de um tubo de plástico com suas próprias mãos
Vácuo de uma garrafa de plástico
Materiais e ferramentas para o trabalho:
- duas garrafas de plástico (1–1,5 l);
- faca afiada.
Importante! Para um aspirador de pó caseiro, é mais conveniente escolher garrafas com nervuras de seção quadrada. É mais fácil trabalhar com eles e fixar na parede.
Instruções passo a passo:
- No fundo de uma garrafa, corte uma pequena janela com 3 cm de altura para ocupar metade da circunferência do recipiente.
- No mesmo frasco, com uma faca, separe a parte superior com o pescoço. Insira o segundo frasco no orifício resultante com o pescoço para a frente até o fim.
- Antes disso, faça um orifício no gargalo da segunda garrafa no nível em que a água deve estar. Em vez de uma faca, você pode usar uma unha quente, um ferro de soldar, uma chave de fenda ou uma broca.
- Despeje água na segunda garrafa e fixe toda a estrutura em uma superfície vertical de qualquer forma, por exemplo, com elásticos. A taça está pronta para uso.
Vídeo: como fazer um aspirador a partir de uma garrafa de plástico com suas próprias mãos
Automático
Materiais e ferramentas para o trabalho:
- tubo de plástico;
- rolha de garrafa de vinho;
- um pedaço de espuma densa;
- um pedaço de arame feito de alumínio ou cobre;
- um pedaço de borracha ou uma borracha de papelaria;
- um pedaço de vedação de janela;
- uma caneta esferográfica vazia com uma ponta afiada;
- cola de borracha;
- uma unha;
- faca afiada.
Importante! O comprimento do bebedor depende do número de animais e do tamanho da gaiola. É melhor aumentá-lo de 12 a 15 cm para que a codorna não atinja o mecanismo do dispositivo e não o danifique.
Instruções passo a passo:
- Dobre o fio ao meio e aperte as duas metades na unha. O resultado é um "balanço" que gira facilmente em uma unha.
- Insira um pedaço de elástico na parte dobrada da estrutura para que o fio o comprima bem. Corte o excesso de borracha com uma faca.
- Faça dois pequenos orifícios na cortiça e insira as pernas da estrutura de arame.
- Corte o tubo longitudinalmente e cole um pedaço de espuma em uma das extremidades do sulco resultante. Solde a segunda extremidade usando um pedaço de plástico.
- Faça um furo no tubo a 3-4 cm da espuma.
- Corte a alça em três partes - duas igualmente pequenas e uma mais longa com o nariz.
- Insira a unha da estrutura com o fio no orifício e coloque um pequeno pedaço da alça. Em seguida, coloque um “balanço” na unha, depois um segundo pequeno pedaço da alça e puxe a ponta da unha para o orifício oposto.
- Faça um orifício na espuma ao nível da estrutura e insira um pedaço longo da alça com a ponta dentro da “calha”. Na segunda extremidade da alça, conecte o tubo para fornecer fluido do tanque.
- Depois de atingir o nível de líquido definido no copo, a cortiça sobe e bloqueia o buraco. A água deixará de ser fornecida.
Vídeo: como fazer um bebedor automático fazer você mesmo
Instalação de bebedouros em gaiola
O equipamento para a água deve ser instalado para que os pássaros possam ter uma abordagem livre e o proprietário - a capacidade de atender a ele. Além disso, a alimentação e a água são melhor colocadas em diferentes extremidades da casa ou gaiola, para que a alimentação não entre na água e a contamine. É melhor fixar o bebedor em uma grade ou parede para que a codorna não o vire.
Leitura Recomendada
Independentemente de se tratar de um bebedor ou de um caseiro, você precisa cuidar bem dele. Somente o líquido limpo e fresco deve estar no bebedor, portanto deve ser trocado quando ficar sujo.
A frequência da substituição depende da temperatura ambiente. Em um local mais quente, é mais provável que a água se deteriore e micróbios patogênicos se desenvolvam nela; portanto, no verão, é melhor trocar a água em recipientes várias vezes ao dia.
A profundidade da tigela aberta não deve ser grande, especialmente se a casa for destinada ao cultivo de filhotes. Periodicamente, o equipamento é limpo e desinfetado. Você pode desinfetá-lo com cinzas, enquanto 200 g de cinzas são tomados por litro de água. Antes de usar, a solução de cinzas deve ser fervida e diluída com água na proporção de 1: 5.
Que água dar codornas
Os pássaros precisam de acesso constante à água limpa e fresca. Não despeje líquido muito frio, antes de servir, ele precisa ser ligeiramente aquecido. Alguns bebedores podem ficar com restos de comida ou pedaços de lixo, portanto a água deve ser trocada periodicamente, em recipientes abertos - 2-3 vezes ao dia.Isso não quer dizer que bebedores são melhores ou piores. Sua escolha depende de muitos fatores, incluindo o tamanho do gado, a idade e o tipo de criação das aves. As taças para bricolage permitem usar materiais improvisados e economizar dinheiro. Na maioria das vezes, esse equipamento é usado para manter os pássaros em pátios particulares ou pequenas fazendas.