O sensacionalismo desta planta de casa não reside em seu nome sofisticado, mas em tamanhos recordes para o spathiphyllum e na pouca luz exigente da iluminação. Leia mais sobre spathiphyllum Sensation. Leia mais no artigo.
Descrição botânica da planta
Esta variedade de plantas domésticas foi desenvolvida por criadores holandeses especificamente para salas espaçosas com iluminação moderada. Comparada a outros spathiphyllums com o nome popular de “felicidade feminina”, essa variedade representa uma grande “felicidade feminina”, pois seu crescimento atinge 1,5 m, e as folhas crescem em média até 0,5 m de comprimento e uma largura de 0,3 -0,4 m
As chapas são pintadas de uma cor radicalmente verde e com nervuras acentuadas. As flores de uma planta branca ou esverdeada na cor clara são ligeiramente inferiores em tamanho às folhas e agradam com sua beleza por 6 a 10 semanas. A floração prolongada do meio da primavera ao outono, em condições favoráveis, pode ser repetida no inverno.
Condições para crescer em casa
Spathiphyllum Sensation é uma planta doméstica bastante pouco exigente. No entanto, ainda é necessário criar certas condições para seu crescimento confortável.
Localização e Iluminação
A singularidade desta flor reside em sua tolerância à sombra, que é o que os criadores holandeses viram sua principal tarefa ao criá-la. As plantas jovens se sentem bem nos peitoris das janelas voltadas para o lado leste, e as flores adultas crescem mais confortavelmente no chão perto das janelas, desde que não caiam sob a luz direta do sol.
Importante! Sombreamento excessivo para spathiphyllum é indesejável, pois diminui a velocidade ou até interrompe completamente o processo de floração.
No verão, esta planta está desenvolvendo-se especialmente ao ar livre, por isso é aconselhável levá-la para fora e colocá-la em um local sombreado durante esse período.
Temperatura e umidade
A temperatura mais aceitável para esta flor está na faixa entre + 18 ° C e + 25 ° C. O limite de temperatura mais baixo, após o qual a morte da planta ocorre, é de cerca de + 10 ° C. Esse nativo dos trópicos prefere o ar úmido, para o qual precisa ser borrifado com água morna do pulverizador três vezes ao dia no verão e uma vez ao dia é suficiente no inverno.Além disso, é útil limpar periodicamente as superfícies da folha com uma esponja ou pano úmido. Para aumentar a umidade do ar, você pode colocar paletes com argila expandida molhada ou seixos perto de um vaso de flores.
Características dos cuidados com as plantas em casa
Cuidar da Sensação não requer esforços excessivos do produtor doméstico.
Rega
A umidificação do solo em um recipiente com uma flor requer um equilíbrio puro, uma vez que o spathiphyllum também não gosta da secagem do substrato e do seu excesso de umidade. Estagnação da água especialmente perigosa em um vaso de flores. Para a irrigação, é necessário usar água exclusivamente bem mantida à temperatura ambiente.
Importante! É inaceitável molhar o spathiphyllum Sensação com água da torneira da torneira.
Top vestir
Na primavera e no verão, quando a planta está aumentando ativamente sua massa verde, precisa de cobertura de nitrogênio. É melhor usar fertilizantes orgânicos na forma de soluções altamente diluídas de excrementos de pássaros ou verbasco. Para uma floração mais magnífica, a planta requer potássio e fósforo, que são entregues ao substrato com a flor através de fertilizantes minerais complexos.Esse processo, ocorrendo 2-3 vezes por estação, geralmente está associado à rega. No inverno, a flor geralmente não sente a necessidade de fertilizar.
Poda
Imediatamente após a floração, recomenda-se cortar o caule da flor para que não desperdice nutrientes valiosos acumulados na planta. A poda é realizada o mais próximo possível do rizoma. Além disso, é necessário remover oportunamente as folhas secas ou com aparência de poda. Para evitar a ocorrência de processos de apodrecimento, os pontos de corte devem ser polvilhados com carvão picado.
Transplante
Spathiphyllum comprado em uma floricultura precisa de um transplante, já que as flores geralmente são vendidas em recipientes temporários. No entanto, o transplante deve ser realizado não antes de 2-3 semanas após a aquisição da flor. Este tempo é necessário para sua aclimatação em novas condições. É preferível realizar o transplante na primavera antes do início dos processos vegetativos ativos. As flores jovens são transplantadas anualmente e quando atingem os 4 anos de idade - 1 vez em 3 anos.
O transplante de plantas cobertas de vegetação não é recomendado para evitar a ruptura do sistema radicular estabelecido. Eles só precisam substituir o solo superficial por um substrato fresco. Pode ser adquirido pronto em lojas especializadas, para as quais é mais adequada uma mistura para culturas aróides. O substrato também pode ser fabricado independentemente, tomando:
- solo do jardim - 4 partes;
- turfa - 2 partes;
- húmus - 2 partes;
- areia do rio - 1 parte.
Ao transplantar, você deve seguir as seguintes regras:
- o vaso não deve ser muito pequeno, no qual o sistema radicular não terá lugar para se desenvolver, e muito espaçoso, pois nesse caso a comida irá principalmente para o desenvolvimento do sistema radicular, e não haverá força suficiente para a floração;
- o tanque deve estar equipado com orifícios de drenagem; no fundo, deve ser colocada uma camada de drenagem de seixos finos, areia grossa do rio ou argila expandida;
- o replantio é necessário apenas com um pedaço de terra.
Você sabe Como provaram os especialistas da agência espacial americana da NASA, os spathiphyllums não apenas limpam ativamente o ar da sala do dióxido de carbono, substituindo-o por oxigênio mesmo durante a noite, mas também absorvem os vapores de formaldeído, benzeno, acetona e tricloroetileno flutuando no ar.
Como propagar uma flor
A sensação de Spathiphyllum pode ser propagada por:
- divisões de mato;
- estacas;
- crescimento de sementes.
Ao mesmo tempo, dividir o mato é a maneira mais fácil pela qual as novas plantas jovens formadas no vaso são divididas de acordo com o sistema radicular e plantadas em diferentes recipientes.As estacas são frequentemente usadas para propagação, para a qual um caule saudável é selecionado e cortado em estacas separadas. Eles são colocados em uma mistura de areia e turfa e, para criar um efeito estufa, são cobertos com uma película transparente, após o que são transferidos para um local quente e bastante sombreado.Após meio mês ou um mês, as primeiras raízes começam a aparecer nas estacas. O revestimento deles não é removido imediatamente, mas gradualmente, a fim de acostumar as estacas a um novo regime de temperatura. As estacas enraizadas são assentadas em recipientes constantes. A propagação de sementes em casa é muito rara. Mais frequentemente, criadores profissionais ou amadores recorrem a ele. Para obter sementes, é necessária a polinização artificial.
Além disso, imediatamente após a colheita, as sementes devem ser plantadas no solo, pois perdem a germinação muito rapidamente. Plante as sementes na turfa, umedeça e cubra com uma película transparente, após a qual as mudas são arejadas e regadas periodicamente. Após a germinação das sementes, os brotos são transplantados para recipientes separados e novamente cobertos com um filme, ocasionalmente sendo arejados e molhados. Depois que os brotos se adaptam às novas condições, o revestimento é removido.
Possíveis dificuldades crescentes
Como já mencionado, a Sensação spathiphyllum é bastante despretensiosa quando cultivada; portanto, às vezes os problemas que surgem estão principalmente associados à violação das regras agrícolas, que a flor sinaliza clara e inequivocamente.
Aqui estão as consequências dos erros mais comuns:
- O curativo prematuro ou insuficiente antes da floração, com duração e abundância, leva ao amarelecimento de todo o arbusto. O mesmo problema em plantas jovens também pode estar associado a uma deficiência de alimentação ou rega.
- Folhas secas no mato devido à umidade insuficiente.
- E as folhas ficam pretas novamente devido à redução da umidade do ar em combinação com o excesso de água.
- A folhagem diminuída indica rega insuficiente.
- Manchas amarelo-acastanhadas na superfície da folha, pelo contrário, sinalizam rega excessiva.
- Manchas marrons são evidências de superalimentação.
- A falta de floração indica um regime de luz inadequado ou umidade excessiva na sala ou erros na alimentação e na rega.
Erros no regime de rega levam à doença mais comum que afeta o spathiphyllum na forma de podridão e infecções por fungos. Lute contra eles com fungicidas.
Você sabe Além da purificação eficaz da atmosfera do ar na sala, o spathiphyllum, de acordo com muitos de seus proprietários, tem a capacidade de harmonizar a atmosfera moral nas famílias.
Das pragas mais frequentemente, esta planta é atacada:
- Pulgões e insetos escamados, cuja destruição, além de inseticidas, você pode usar uma solução de sabão. Eles são lavados com folhas várias vezes com uma pausa de alguns dias.
- Tripesque são destruídas por meio de um inseticida, por exemplo, "Actara", tratando-o com a parte de trás das folhas.
- Ácarosemaranhando a parte de trás das folhas com teias de aranha. Eles são combatidos com um dispositivo de chuveiro de água para a planta e tratados com inseticidas.
A Sensação Spathiphyllum atrai a atenção dos jardineiros e está se tornando cada vez mais difundida devido à sua excelente aparência, acompanhada de cuidados simples e benefícios à saúde que esta flor possui.