Este ano, os principais especialistas do Instituto de Pesquisa Científica do Azerbaijão, que opera sob o Ministério da Agricultura do país, conseguiram alcançar um tremendo sucesso em um dos experimentos de seleção.
Assim, sabe-se que os cultivadores de legumes experientes do Azerbaijão criaram variedades únicas de batata. Estamos falando de culturas com maior produtividade e resistência, chamadas de nomes humanos.
Em particular, as três variedades mais produtivas e persistentes foram chamadas Telman, Sevinch e Emiri-600. Esta informação foi compartilhada por funcionários do Ministério da Agricultura do Azerbaijão.
O departamento também se apressou em enfatizar que hoje está sendo realizado um trabalho ativo em seu país para lançar um novo fundo de sementes. A prioridade dos criadores é reduzir a dependência do país das importações de batata.
Note-se que a semeadura experimental de novas variedades de batatas é realizada nesta temporada nas áreas agrícolas experimentais da estação de Sarytala, localizada na região de Tovuz no país. Existem campos experimentais no reduto de Shamkir do instituto de pesquisa.
Ao mesmo tempo, o trabalho não pára no cultivo de novas variedades obtidas pela clonagem e cruzamento do estoque de sementes de tipos altamente produtivos de batata.