O vale de Ararat, na Armênia, cheio de vinhedos, hoje sofre de uma praga insidiosa.
Estamos falando de filoxera, que se espalha por vinhedos a uma velocidade invejável, além disso, não apenas pelo ar, mas também nas camadas superiores do solo.
Segundo Arthur Nikoyan, que lidera a inspeção fitossanitária na Autoridade de Segurança Alimentar da Armênia, a filoxera não é um perigo crítico para as vinhas no momento, mas cada vez que a área de sua destruição ainda é pequena. E, embora ainda não tenham sido registrados novos casos de derrota por esta praga de vinhedos, os produtores armênios estão começando a soar o alarme.
Filoxera
Lembre-se de que o Vale do Ararat é um centro de larga escala para o cultivo de uvas e produtos de frutas e vegetais na Armênia. A filoxera apareceu aqui no início deste século. Desde então, pequenas pragas de insetos que podem infectar a vinha, mesmo entrando em larvas nas solas dos sapatos, parasitam o sistema radicular dos arbustos de uva Ararat. E os agricultores estão intrigados sobre como se livrar desse intruso.
Vale ressaltar que você pode se livrar da filoxera apenas de maneira fundamental - destruindo a vinha e plantando novos arbustos em seu lugar, mas não antes de três a quatro anos após a destruição das plantações anteriores.
Uvas de arbustos afetados por filoxera podem ser consumidas. Mas serão as frutas que são privadas de uma enorme quantidade de nutrientes devido ao fato de que a raiz da planta foi afetada.
Além disso, um arbusto de uva afetado pela filoxera requer rega frequente, mas produz uma colheita muito escassa.