Os agricultores chechenos têm um enorme potencial para a produção e exportação de produtos halal na Federação Russa. O chefe do Ministério da Indústria e Comércio da Federação Russa Denis Manturov está convencido disso.
O ministro chegou a essa conclusão durante sua estada na capital da República Chechena - em Grozny. Relatando a visita, o chefe do Ministério da Indústria enfatizou que em dez anos, um quinto dos produtos consumidos em todo o mundo serão bens diretamente halal. E por trás da rotatividade de tais produtos, Manturov está convencido de que não há dezenas, mas centenas de bilhões de dólares.
"Nosso país tem grandes oportunidades nesse sentido", disse o chefe do Ministério da Indústria e Comércio. “Especialmente entre os produtores chechenos de carne e outros produtos.” Manturov também observou o impacto positivo na produção halal do chefe da região chechena, Ramzan Kadyrov, que pretende aumentar a exportação de produtos halal para o mercado do Oriente Médio.
No momento, o governo da Federação Russa está desenvolvendo um programa nacional de desenvolvimento de exportações e prestará muita atenção ao apoio apenas ao tráfego halal. Não será supérfluo notar que o termo "halal" entre os muçulmanos é principalmente uma confirmação do cumprimento das tradições islâmicas. O rótulo Halal significa que o produto não contém ingredientes proibidos para muçulmanos (carne de porco, sangue etc.) e é um produto puro de “Origem Espiritual”.