Pimentas, como tomates, são muito populares e são cultivadas em quase todos os jardins, quase todo o ano presente na dieta das pessoas. Mas essas plantas são muito sensíveis às condições de crescimento. Neste artigo, tentaremos descobrir o que causa um fenômeno tão frequente como o enrolamento das folhas de pimenta.
Por que a pimenta enrola folhas: principais razões
Uma das razões para esse fenômeno pode ser o tratamento inadequado das plantações, o ataque de pragas ou o desenvolvimento de uma doença. Antes de prosseguir para salvar a colheita, é necessário determinar corretamente o que aconteceu com as plantas e somente depois disso agir.
Anomalias de crescimento
Às vezes, os herbicidas são responsáveis pelo dobramento das folhas. Ao combater as ervas daninhas entre as fileiras, o produtor deve ter cuidado ao pulverizá-las: antes de começar o trabalho, verifique se não há vento e que os herbicidas não estarão nas hastes e folhas de pimenta. O adubo e a cobertura morta, que antes eram tratados com herbicida, também podem danificar as plantas.
Importante! Se o arbusto da pimenta sobreviver à infecção por herbicidas, apesar dos danos nos tecidos e do crescimento atrofiado, haverá uma pequena colheita.
Cuidados inadequados
Os problemas ambientais geralmente são refletidos nas folhas de pimenta, geralmente na forma de um barco dobrado.
Em alguns casos, a resposta ao enrolamento das folhas é produzida por plantas saudáveis:
- Em dias quentes, no meio do verão, as plantas costumam sofrer estresse fisiológico, ventos quentes combinados com baixa umidade causam uma reação protetora da planta - uma diminuição na área de evaporação da umidade.
- As pimentas dão a mesma reação a um forte aumento de temperatura na estufa (acima de + 28 ° C); nesse caso, não apenas as folhas se enrolam, mas o pólen nos pedúnculos se torna estéril e caem sem formar um ovário. Em climas quentes ou em solo arenoso, com pouca retenção de umidade, o plantio de pimenta pode precisar de rega mais frequente. A cobertura morta colocada abaixo (na base do caule) ajudará a retardar a evaporação da água do solo e evitar o dobramento das folhas.
- A poda forte do mato, que forma folhas, também pode causar torções, como resultado do estresse causado pelas plantas. Evite remover muitas folhas ou caules ao mesmo tempo e podar o arbusto por vários dias, dando tempo para a restauração.
- Às vezes, as folhas dobradas refletem o choque que surgiu em mudas imaturas após o transplante. É necessário evitar distúrbios do sistema radicular durante um transplante de pimenta e transplantar as plantas para um local permanente em um dia nublado, minimizando o choque causado pelo transplante. Com a rega adequada, os pimentões após o transplante recuperam e endireitam rapidamente as folhas.
- A mesma reação pode ocorrer após a instalação de pinos de suporte na base do sistema radicular ou capina muito profunda. Se o dano às raízes não for muito grave, as plantas reparam rapidamente o dano e aumentam a massa adicional da raiz.
- Muita água ou sua estagnação no solo argiloso também pode levar à ondulação, mas as folhas geralmente permanecem verdes. As pimentas crescem melhor em solo que permanece uniformemente úmido; para isso, é necessário despejar aproximadamente 1,5 a 2 L de água sob a raiz da planta uma vez por semana. Em caso de falta de umidade, as folhas inferiores mais antigas da planta geralmente são as primeiras a se enrolar, antes que a deformação se torne mais espessa no centro ou amarela.
Você sabe O valor nutricional da pimenta depende da sua cor. A pimenta vermelha é uma "bomba" de beta-caroteno, contém uma grande quantidade de vitamina C e é útil para a pele, acuidade visual e manutenção da córnea do olho. Os vegetais de cor verde têm o menor número de calorias (15 kcal por 100 g), portanto, são recomendados para nutrição dietética e dieta de gestantes, porque contêm ácido fólico e vitamina J (E). As cores amarela e laranja indicam um alto teor de vitaminas B, luteína e minerais: ferro, cálcio, potássio e magnésio.
Doenças
Em pimentas doces e amargas, as doenças virais geralmente levam a folhas retorcidas e outros sintomas, dependendo do vírus. Os insetos pragas espalham vírus entre as plantas, espalhando a doença.
A cura viral, comum em regiões com clima úmido, causa clareamento ou amarelecimento das folhas e rápido crescimento da massa fina das folhas em combinação com a folhagem ondulada. O vírus do mosaico faz com que as folhas fiquem manchadas e enroladas.
Às vezes, dobrar as folhas indica o desenvolvimento de doenças fúngicas:
- Oídio - faz girar as folhas da pimenta e pode enfraquecer o arbusto a tal ponto que os frutos não amadurecem normalmente. Os primeiros sinais de que a pimenta está doente são manchas brancas ou cinza na parte inferior da folha, depois as folhas ficam amarelas e começam a enrolar.
- Podridão cinzenta - A causa é o desenvolvimento de esporos de fungos Botrytis cinerea. Como primeiro sintoma, manchas marrons úmidas aparecem no caule na junção com o solo. Outras manchas marrons são cobertas com uma camada cinza-esbranquiçada de micélio.
Um surto da doença é provocado pelo tempo úmido prolongado em combinação com o calor (acima de + 20 ° C). Os pimentões doentes são arrancados e retirados do jardim, as plantas restantes são tratadas com fungicidas.Importante! A probabilidade de doenças virais nos canteiros de pimenta pode ser minimizada pela esterilização de ferramentas de jardim em uma solução anti-séptica (lixívia a 10% com cloro Belizna e 90% de água).
- Ferrugem (Phytophthora infestans) - Uma doença muito perigosa para a família do pretinho, no primeiro estágio os sintomas são semelhantes ao desenvolvimento da perna negra. Após algumas semanas, traços e manchas marrons cobrem os tecidos da planta (frutas, folhas e galhos). No tempo chuvoso, os tecidos afetados apodrecem rapidamente e no calor eles mumificam. Aos primeiros sinais da praga tardia, o solo e as plantas devem ser tratados com fungicidas.
Pragas
Folhas dobradas de pimentão e pimentão amargo podem ser uma manifestação de vários problemas, que vão desde pragas e vírus ao estresse do ambiente. A torção é geralmente causada por pragas, como pulgões, tripes e ácaros. Esses insetos se alimentam da seiva da planta, puxando-a para fora das folhas, fazendo com que elas se enrolem, sequem ou caiam.
Ácaro aranha
Ácaros (Tetranychus urticae) - pequenos insetos que se alimentam da seiva das plantas, são pouco visíveis a olho nu. Se você olhar de perto, poderá vê-los na forma de pequenos pontos móveis na base do caule. Os ácaros se sentem bem em plantas que sofrem regularmente estresse hídrico (rega irregular, falta ou excesso de água). Um ácaro freqüentemente preenche arbustos de pimentas decorativas internas, que os proprietários raramente se lembram de regar, após o que enchem o solo com água e sujeira.
Sintomas de uma lesão de ácaro:
- as folhas ficam amarelas, às vezes podem parecer bronze;
- uma teia sem peso cobre as folhas e os talos de pimenta;
- as folhas ficam amarelas e caem do mato.
Importante! Se as folhas estiverem enroladas apenas em resposta ao calor, recomenda-se a aspersão de plantações no meio do dia, isso ajudará a manter o tecido da planta em um resfriado confortável.
Pulgões
Afídio de pêssego (Myzus persicae) - pequenos insetos cujo tamanho corporal é de 0,8 a 1,5 mm. Alimentam-se de suco e células vegetais. A dominância dos pulgões na pimenta leva à morte das folhas, ao aparecimento de manchas necróticas, à diminuição do rendimento, ao aparecimento de frutos feios e de brotos atrofiados. Os pulgões secretam uma substância pegajosa e doce chamada orvalho do mel, que cria um terreno fértil para o desenvolvimento de doenças fúngicas.
Sintomas
- as pragas do conjunto estão localizadas na parte inferior das placas das folhas ou nos caules das plantas;
- os pulgões são geralmente verdes ou amarelos, mas podem ser rosa, marrom, vermelho ou preto, dependendo da espécie;
- junto com os pulgões nos arbustos, você sempre pode ver formigas que trazem insetos às plantas e as protegem no futuro.
O que fazer e como processar pimentas
Se os pimentões adultos dobrarem as folhas, você deve examinar imediatamente as plantas e determinar a causa de sua saúde precária. Em caso de falta de nutrientes, é necessário realizar o tratamento radicular ou fertilizante na folha sem demora. Se uma doença viral é detectada, os focos de infecção são removidos dos leitos e tratados com medicamentos especiais contra doenças fúngicas. Os opositores ao uso da química em vegetais tratam as plantas de pragas e doenças com preparações biológicas, várias infusões e decocções de ervas.
Camas de fertilizantes
Torcer as folhas superiores pode causar deficiência de nitrogênio no solo. Nesse caso, é necessário analisar o solo quanto ao nível de nitrogênio e aplicar a quantidade necessária de fertilizante necessária para eliminar o problema. A maneira mais rápida de aplicar nitrogênio ao solo é com curativos com raízes líquidas.
Vídeo: Causas de folhas de pimenta de ondulação
Existem várias opções para fertilização com nitrogênio líquido nas raízes:
- Com amônia. Para 10 litros de água, adicione 3 colheres de sopa. eu farmácia de amônia, misture bem e rapidamente derramado sob as raízes das plantas. Para alimentar um arbusto de pimenta, é necessário pelo menos 1 litro de solução.
- Infusão de urtiga fermentada. Essa infusão é feita antecipadamente, em grandes recipientes, geralmente no início do verão. Se você armazenar a infusão finalizada sob uma tampa fechada, ela não perde suas propriedades benéficas por muito tempo. Um barril de jardim grande ou outro recipiente é preenchido até a metade com urtiga fresca e adicionado ao topo com água, depois fechado com uma tampa e deixado ao sol para fermentação. O conteúdo do barril é misturado diariamente. Isso é feito para que o dióxido de carbono formado durante a fermentação seja liberado. Após 10-12 dias, o fertilizante concentrado está pronto para uso. Dilua o concentrado imediatamente antes de fertilizar a pimenta. Em um balde de 10 litros, adicione 1 litro de concentrado de urtiga, após o que eles derramam 1-2 litros sob cada arbusto.
- Excrementos de pássaros. Meio balde de 10 litros é preenchido com fezes de aves frescas ou secas (frango, pombo), adicionadas ao topo com água, conteúdo misto, bem fechadas com uma tampa e deixadas por uma semana para fermentação ao sol. Naturalmente, é aconselhável colocar fertilizantes para fermentação na rua, porque um odor fétido é liberado durante o processo. O resultado é um fertilizante concentrado na forma de chorume verde. Antes de alimentar, ele deve ser diluído com água (adicione 10 litros de chorume a 10 litros de água).
Você sabe Os pratos com pimenta não devem ser lavados com água, pois isso só aumentará o efeito de queima no esôfago. Recomenda-se beber um copo de leite gordo, tomar sorvete ou uma colher de óleo vegetal.
Manejo de pragas
Os insetos podem ser destruídos pulverizando inseticidas. O processamento é realizado quando as pragas são detectadas, melhor à noite, quando a temperatura ambiente cai abaixo de + 27 ° C. Ao pulverizar a droga, é necessário tratar cuidadosamente as partes superior e inferior das folhas de baixo para cima. Se necessário, as folhas que são especialmente povoadas pela praga são viradas para facilitar o processamento, que é repetido após alguns dias até que a presença de pulgões ou carrapatos seja detectada nas plantas.
Como destruir pragas:
- Pulgões. Se a população de pulgões estiver limitada a apenas algumas folhas ou brotos, esses fragmentos poderão ser aparados e removidos. Eles combatem grandes colônias de pragas, lavando-as com um forte fluxo de água dos arbustos ou tratando as plantações com inseticidas: Fury, Furanon, Actellik, etc. Juntamente com a destruição de pulgões, o jardineiro precisa cuidar da destruição de colônias de formigas perto dos canteiros. Para fazer isso, uma isca venenosa ou pegajosa é colocada no jardim e perto do formigueiro. Se isso não for feito, as formigas levarão novamente os pulgões à pimenta.
- Ácaro aranha. Em pequenas camas de pragas, você pode lavá-las dos arbustos de pimenta com um forte fluxo de água. Plantas maciçamente infectadas são tratadas com inseticidas: Actellik, Fitoverm, Neoron, Akarin, Apollo, etc.
Você pode combater pragas e remédios populares.
Caldo de cebola
A decocção desse vegetal não apenas combate os pulgões, mas também evita o aparecimento de algumas doenças fúngicas nas plantas.
Cozinhar:
- Pique finamente cerca de 75 g de cebola.
- Deixe ferver 10 l de água.
- Adicione a cebola picada à água fervente e cozinhe por 30 minutos em fogo baixo.
- Arrefecer o caldo e pulverizar sobre as plantas habitadas por pulgões.
O alho tem um cheiro forte e pouco agradável que dura muito tempo. O pulgão não tolera o cheiro do alho, portanto essa infusão é muito eficaz.
Cozinhar:
- O alho (500-600 g) é passado através de uma prensa.
- O alho picado é adicionado a um recipiente com 10 l de água.
- A mistura é deixada em infusão por cerca de um dia.
- A infusão pronta é pulverizada ou molhada na folha de plantio.
Caldo-leãoVocê sabe A vitamina C contida no colorau é resistente à decomposição durante o tratamento térmico (fervura, cozimento ou secagem).
A decocção das flores desta planta comum é um dos métodos domésticos mais eficazes para controlar pulgões e ácaros.
Cozinhar:
- É necessário coletar 40 cabeças amarelas de dente de leão.
- Deixe ferver 10 l de água.
- Despeje flores de dente de leão em água fervente e cozinhe por 3 horas.
- Depois que o caldo esfria naturalmente, eles são pulverizados com plantas afetadas por ácaros ou pulgões.
Tratamento de doenças
Não há cura para doenças virais. Para impedir a propagação da doença, é necessário desenterrar e destruir as plantas infectadas no fogo. Os vírus geralmente não vivem no solo; portanto, se esse incômodo ocorrer no início da estação de crescimento, você poderá plantar outro caule de pimenta em um local vazio.
Fungicidas utilizados no tratamento de doenças fúngicas em culturas solanáceas:
- "Fundazol";
- "Acrobat Ordan";
- "Velocidade";
- Previkur;
- "Ridomil Gold";
- Fitosporina-M.
Medidas preventivas
A maioria das doenças fúngicas é mais fácil de prevenir do que curar posteriormente as plantas; portanto, para impedir o plantio de pimentas, elas são tratadas várias vezes com preparações contendo cobre. O primeiro tratamento é realizado um mês após o transplante de mudas para um local permanente (no jardim, na estufa). Cada tratamento subsequente com fungicidas é realizado com um intervalo de 14 dias. Geralmente são realizados três tratamentos preventivos, mas em alguns casos, quando ocorrem doenças fúngicas, também é realizado um quarto tratamento. Eles processam plantações pulverizando em uma folha.
Agentes biológicos também podem ser usados como profilaxia. Por exemplo, para pegar algumas dezenas de joaninhas (vermelhas e amarelas) em um prado e plantá-las em plantas de pulgão infectadas. Joaninhas são predadores de pulgões naturais, então a população de pragas diminui rapidamente.
O surgimento de doenças fúngicas jardineiros experientes impede tratamentos foliares preventivos das plantações:Você sabe A páprica atua no corpo humano como um forte diurético e reduz a pressão alta no sistema circulatório.
- uma solução de água e leite (1 litro de leite é adicionado a 10 litros de água);
- soro de leite não diluído.
Quando a pimenta é cultivada em um local com água do solo baixa e inundação natural, a irrigação é reduzida ao mínimo ou pode ser dispensada por completo.Nesse caso, você também pode cultivar vegetais em canteiros altos, o que proporcionará uma boa drenagem.
Dicas adicionais sobre cultivo de pimenta
Recomendações gerais para o cultivo de pimentão:
- essa cultura requer pelo menos 10 horas de exposição à luz solar direta;
- ao plantar, é necessário observar a distância entre os arbustos para que o ar circule livremente;
- é aconselhável amarrar a pimenta que dá frutos ao suporte, para que as hastes não se partam devido aos ventos fortes ou à carga pesada dos frutos derramados;
- para um bom desenvolvimento do mato e frutificação abundante, o solo na camada basal deve sempre permanecer uniformemente úmido;
- a pimenta gosta de solo bem fertilizado, mas é indesejável excesso de nitrogênio no solo, pois isso pode contribuir para a formação de um arbusto chique no qual praticamente não haverá frutos;
- a acidez do solo para o cultivo de solanáceas deve ter um pH de 6,0 a 6,5;
- o solo nos canteiros com pimentão é coberto com uma camada grossa (pelo menos 10 a 15 cm), isso ajudará a manter a umidade do solo e a proteger o sistema radicular do superaquecimento;
- a remoção de flores precoces no futuro contribuirá para a formação de pimentões grandes e maiores rendimentos globais.