Todos os anos, na primavera, os veterinários colhem amostras de sangue de gado para pesquisas sobre leucemia. Este ano, em uma das fazendas da região de Nikolaev, o vírus da leucemia foi encontrado em 15 vacas, informou o serviço de imprensa dos relatórios da Pervomaisky RSA.
A leucemia em 15 bovinos foi descoberta em uma fazenda na aldeia de Kumari, no distrito de Pervomaisky, durante uma triagem planejada para o vírus desta doença. O estudo foi realizado pelo método imunológico (ELISA).
Os animais não saudáveis foram removidos do rebanho principal e transferidos para um estábulo separado, de onde em breve irão para o abate. Para fins de prevenção, amostras repetidas de sangue foram coletadas de um rebanho disfuncional de todo o gado com mais de seis meses para identificar uma possível doença de leucemia. As amostras serão coletadas a cada 30-45 dias até que os resultados negativos do rebanho sejam obtidos duas vezes.Além disso, outras medidas estão sendo adotadas, que foram aprovadas pelo plano para melhorar a população pecuária.
Para informação, a leucemia bovina é uma doença infecciosa crônica de natureza tumoral, cujo agente causador é um retrovírus - vírus da leucemia bovina (leucemia bovina). Na maioria das vezes, a doença é assintomática e, se houver sinais de desenvolvimento de um processo patológico, ela se manifesta por alterações malignas no sangue (linfocitose) e formação de tumores no hematopoiético e em outros órgãos e tecidos.
Com a leucemia bovina, os processos metabólicos no corpo de um animal doente são significativamente interrompidos, resultando em alterações nas características qualitativas do leite e na carne, bem como no acúmulo de produtos metabólicos muito prejudiciais ao corpo humano e aos animais, que, diferentemente do próprio vírus, não são destruídos pelo tratamento térmico .O perigo da doença é que, nos estágios iniciais, ela não pode ser reconhecida sem testes de laboratório. A leucemia do gado é lenta e se faz sentir apenas nos últimos estágios. E este é um problema sério. O diagnóstico oportuno do câncer de sangue não pode curar o animal, mas evita epidemias no rebanho e salva os próprios donos de gado das possíveis consequências de comer leite e carne inadequados.