Desde o início desta semana, uma queda no custo dos tomates se recuperou nos mercados ucranianos, relatam especialistas do projeto EastFruit.
Atualmente, quase todas as regiões da Ucrânia são cobertas pela colheita de tomate em meio a uma demanda bastante baixa pelo produto. Isso leva à necessidade de mais cortes nos preços do tomate.
Atualmente, os tomates cultivados em ambientes fechados são vendidos a 22-24 UAH / kg (0,83-0,91 dólares / kg), 8% a menos que na semana passada. Os legumes vendidos em estufas de verão são oferecidos a um preço de 15 a 18 UAH / kg (0,57 a 0,68 dólares / kg).
Segundo especialistas do projeto, a entrada de grandes quantidades de vegetais das estufas de verão no mercado levou a uma queda nos preços dos produtos em toda a Ucrânia. Segundo representantes de fazendas de estufas, eles foram forçados a baixar o preço do produto para vendê-lo mais rapidamente e evitar um grande acúmulo de vegetais não vendidos no armazenamento.
É digno de nota que os preços atuais do tomate agora caíram abaixo dos indicadores de 2018. De acordo com analistas da EastFruit, em 2018 os tomates abertos na Ucrânia foram vendidos a preços 27% mais altos do que agora, e o preço dos vegetais com efeito de estufa foi em média 6% mais alto que agora.