O Vietnã rejeitou quase 10% de sua população suína para conter o surto de peste suína africana que começou a atingir grandes fazendas industriais, informou um comunicado do governo na terça-feira, 25 de junho.
A declaração do governo disse que os primeiros surtos ocorreram principalmente em famílias pequenas, mas agora começaram a ocorrer em grandes empresas industriais, incluindo a Fazenda Song Song, na província de Dong Nai, uma das cidades mais antigas da cidade de Ho Chi Minh. único no país.
"Este é um sinal muito alarmante, porque existem dezenas de milhares ou centenas de milhares de porcos nessas fazendas industriais e, portanto, os danos serão significativos", disse o governo em comunicado divulgado em seu site oficial.
Segundo um comunicado, a peste suína africana, fatal para os porcos, mas inofensiva para os seres humanos, foi descoberta no Vietnã em fevereiro e, durante esse período, se espalhou para fazendas em 60 das 63 províncias do país.
Em todo o país, no Vietnã, mais de 2,8 milhões de porcos já são afetados hoje, segundo comunicado do governo, em comparação com 2,5 milhões de porcos afetados há uma semana.