58 cabras e 11 ovelhas de fazendas na vila de Badargi Noi, no distrito de Edinet, morreram por envenenamento com fertilizantes minerais. O incidente aconteceu em 12 de julho deste ano.
O pastor, sem permissão, veio com os animais para um campo de trigo que havia sido tratado anteriormente com fertilizantes minerais. Como o pastor disse, as cabras e ovelhas começaram a tremer, a espuma veio da boca, elas caíram e morreram diante de nossos olhos.
Segundo a Agência Nacional de Segurança Alimentar, a causa da morte de bovinos foram fertilizantes minerais, que foram acidentalmente consumidos por ovelhas e cabras.
Os primeiros sinais de envenenamento foram notados por um pastor que trouxe 300 animais para o campo. 300 famílias foram afetadas. O dano é estimado em 30 mil leus (1 lei - 0,057 dólares americanos).
A polícia e os representantes da ANSA interveio. Os especialistas coletaram amostras de tecidos de animais mortos para análise para determinar a causa exata de sua morte.
As ovelhas e cabras mortas foram enterradas nas terras da vila em um local especialmente designado.O dono do campo em que os animais encontraram a morte se recusou a comentar a situação, dizendo apenas que ele era considerado inocente. A polícia iniciou uma investigação sobre a morte de animais.