Os agricultores da Nova Zelândia dizem que tranquilizar que eles fornecem o "serviço necessário" e que podem continuar trabalhando em face das restrições de trava do Covid-19 é um alívio.
A agricultura e os serviços relacionados ao setor principal, incluindo processamento de alimentos, diagnóstico, fornecedores agrícolas, frete e frete, podem continuar fazendo seu trabalho, tomando todas as medidas práticas para limitar os contatos entre pessoas.
A Nova Zelândia é responsável por 33% da estrutura mundial do mercado de lácteos, apesar de 95% das matérias-primas serem exportadas na forma de manteiga, queijo, leite em pó para 140 países.
O bloqueio entra em vigor às 23h59 da quarta-feira. Todas as escolas e empresas secundárias serão fechadas e todos terão que ficar em casa, com exceção de saídas únicas para a rua e visitas a serviços básicos.
Segundo o governo, a lista de serviços básicos inclui as principais indústrias, incluindo a produção e processamento de alimentos e bebidas:
• Qualquer organização envolvida na embalagem, produção e processamento de alimentos e bebidas, seja para consumo doméstico ou para exportação.
• Qualquer entidade que participe de serviços de suporte relacionados, como segurança e inspeção de alimentos, inspeção ou serviços laboratoriais relacionados, funções de segurança alimentar e biossegurança.
• Qualquer organização que presta serviços veterinários.
• Qualquer organização cujo fechamento colocaria em risco os padrões de saúde e bem-estar animal (incluindo a sobrevivência a curto prazo da espécie).
- Os investidores estrangeiros receberam permissão da Autoridade de Investimentos Estrangeiros da Nova Zelândia para comprar duas hortas depois que elas foram recusadas no ano passado em conexão com uma oferta de compra de uma horta com kiwi e abacate.
- A China é o principal destino da Nova Zelândia para carne vermelha, enquanto o mercado do Reino Unido caiu 11% devido à incerteza sobre o Brexit.
- Quarenta trabalhadores da Tailândia estão em quarentena em Bay of Plenty depois de chegar à Nova Zelândia na segunda-feira.