A ameixa em forma de cólon é considerada uma novidade da jardinagem moderna e está rapidamente ganhando popularidade na vastidão do nosso estado. Este tipo de planta atrai jardineiros domésticos, em primeiro lugar, com sua alta produtividade e extraordinária facilidade de atendimento. Quais são as vantagens de uma ameixa colunar e como cultivá-la - mais adiante no artigo.
Características das ameixas em forma de cólon
As variedades de ameixas em forma de cólon apareceram relativamente recentemente, mas já conseguiram ocupar um lugar digno entre as fruteiras cultivadas por jardineiros domésticos.
História das árvores do cólon
O Canadá é considerado o berço das árvores em forma de colônia, onde um fazendeiro local, em 1964, chamou a atenção para o fato de que a macieira Macintosh tem uma forma não convencional de um galho que cresce do tronco principal em um ângulo de 90 °.
Em tais ramos, não havia absolutamente nenhum processo horizontal, mas estavam abundantemente cobertos de frutas. Por vários meses, o cientista tentou propagar uma árvore incomum e, após 2 anos, suas tentativas terminaram na criação de uma coluna de maçã compacta, que agradou com bons rendimentos.
Importante! Diferentemente de outros gêneros, a pera em forma de cólon não é o resultado da seleção ou de qualquer atividade humana. Este fenômeno é uma mutação da natureza, que foi percebida no tempo pelo homem e usada com sucesso para outros fins.
Convencidos dos benefícios e da simplicidade do cultivo de uma macieira colunar, os cientistas foram capazes de expandir gradualmente a lista de colunas de árvores, complementando-a com uma pera e ameixa.
Descrição da ameixa em forma de cólon
A ameixa em forma de coluna é uma pequena árvore compacta, que em casos raros cresce acima de 2,5 m. O tronco não possui galhos que se estendem, e a coroa parece uma pirâmide, composta por ramos frutíferos de buquê de 15 a 20 cm de comprimento.
A árvore é abundantemente coberta com folhas em forma de barco de tamanho médio, cor verde com uma superfície lisa e brilhante.
Apesar da fragilidade externa, a madeira de ameixa é bastante poderosa e forte, suporta frutas maduras com um peso total de até 12 kg.
A árvore é caracterizada pela maturidade precoce e, em regra, começa a dar frutos 2 anos após o plantio.
Até a árvore atingir a idade de 6 a 7 anos, a produtividade das culturas aumenta anualmente. Nos próximos 7 a 10 anos, esse indicador permanecerá no mesmo nível, mas quando atingir 11 a 17 anos, a ameixa deixará completamente de dar frutos.
Você sabe Apesar do grande número de variedades de ameixa, todas elas podem ser divididas em 3 grupos, dependendo da cor: húngaro - bagas escuras, mirabelle - amarelo, greengage - verde.
Os frutos da planta são bonitos, arredondados, com uma parte superior ligeiramente alongada da ameixa, cuja cor pode variar dependendo da variedade: azul, roxo ou amarelo. O peso médio da fruta é de 50 g.
O florescimento da colheita começa bem no início de maio: pequenas flores do sexo feminino aparecem na árvore que requerem polinização. O período de amadurecimento das frutas é no final de agosto. As frutas têm excelentes propriedades aromatizantes, são usadas frescas ou para cozinhar e preparar inverno.
Descrição de Imperial Colon Plum
Uma das variedades mais bem-sucedidas de colunas de pia é Imperial Epinez. Essa é uma cultura no meio do início. A colheita dessas ameixas pode começar em meados de agosto. A planta é caracterizada por uma taxa de crescimento bastante lenta, o tronco tem uma altura de 1,5 a 2 m. A coroa é estreita, piramidal, consiste em lanças e ringworms anuais e bem localizadas, que conferem compacidade às árvores.
Apesar do pequeno tamanho da árvore, é caracterizada por alta frutificação, que ocorre já 2 anos após o plantio de mudas. A produtividade é alta: em condições favoráveis, 10 a 12 kg de frutas podem ser colhidas em 1 árvore.
A cultura da floração ocorre nos primeiros dias de maio. Pequenas flores se formam nos galhos, que mais tarde se transformam em frutas - ameixas grandes e pesadas, de 40 a 55 g.A casca tem uma cor rosa-púrpura, densa, não propensa a rachaduras, com um revestimento ceroso característico na superfície.
A polpa é muito suculenta e macia, tem um sabor agradável, com uma proporção equilibrada de açúcar e ácido. De acordo com a avaliação de degustação, o sabor das ameixas é de 4,8 pontos.
As principais qualidades positivas desta variedade são consideradas árvores compactas e frutificação rica. Devido a isso, o processo de cuidado e colheita é bastante simplificado, o que possibilita o cultivo de ameixa imperial nas hortas domésticas e industriais.
Regras e peculiaridades do plantio da cultivar Imperial
Para obter uma frutificação boa e estável, é necessário, primeiramente, escolher uma muda de qualidade e, em segundo lugar, observar várias regras básicas para o seu plantio.
Tempos de pouso favoráveis
O momento favorável para o plantio de mudas é considerado primavera, já que o plantio no outono pode levar ao congelamento da planta. Na primavera, o trabalho de plantio deve começar depois que o solo derreter completamente e aquecer um pouco.
Importante! É impossível arrastar muito com as operações de plantio - elas devem ser realizadas dentro de 2 semanas após o desaparecimento completo da cobertura de neve.
O momento ideal para o plantio é de 5-6 dias após a neve derreter. Nas regiões sul, onde predominam os invernos amenos e não muito gelados, é permitido o plantio de mudas no outono.
Como escolher a melhor muda
Ao escolher mudas de ameixa colunar, os especialistas recomendam dar preferência a uma planta anual que possa rapidamente se enraizar e começar a dar frutos no devido tempo.
Uma muda é considerada de alta qualidade, com um sistema radicular forte, saudável e flexível que não contém processos danificados, secos ou apodrecidos. A casca não deve ter danos visíveis ou sinais de danos por doenças, pragas.
Recomenda-se a compra de material de plantio de criadores, em viveiros especiais ou de distribuidores comprovados.
Evite comprar mudas de empresas e vendedores duvidosos.
Marcadores de esquema colonizado jardim de ameixas
Como a árvore tem dimensões compactas, geralmente são plantadas várias ameixas em uma área.
Você sabe Não há ameixas selvagens na natureza. Todos eles se originam de uma virada selvagem.
Esquema de layout de um jardim de ameixas em forma de coluna:
- o intervalo entre as mudas deve ser de 40 a 50 cm;
- o intervalo entre linhas é de pelo menos 1 me, se a área permitir, é melhor deixar 1,5 a 2 m.
Esse plantio criará condições ideais para um crescimento rápido e bem-sucedido e frutificação abundante das culturas de jardim.
Aterragem direta
Para o plantio de mudas, recomenda-se a escolha de uma área bem iluminada, quente e aberta ao máximo, com luz solar suficiente, sem correntes de ar e ventos frios, que tenham um efeito prejudicial na condição das árvores.
Os especialistas não recomendam a adição de fertilizantes minerais ao solo, pois podem queimar o sistema radicular.
Também é necessário prestar atenção à profundidade da água subterrânea: ela deve ter pelo menos 2,5 m; caso contrário, as raízes poderão começar a apodrecer. É ideal selecionar um local em uma colina com solo leve e nutritivo. Antes de pousar, você precisa cavar a terra, aprofundando em 40-50 cm.
O plantio de mudas é baseado nas seguintes etapas:
- Cavar um buraco para o pouso. Seu tamanho deve ser duas vezes maior que o tamanho do sistema radicular, aproximadamente 40 × 40 cm.
- Coloque uma camada de drenagem com cerca de 10 cm de espessura no fundo do buraco, argila expandida, tijolos quebrados e cascalho são adequados.
- No topo da camada de drenagem, preencha uma mistura de solo pré-preparada, que consiste em solo do jardim e húmus. Para 1 poço, serão necessários cerca de 3-4 kg de húmus.
- Posicione a muda no poço, espalhe cuidadosamente os processos radiculares e encha-a com terra para que o colo da raiz permaneça 3-5 cm acima da superfície.
- Após o plantio, regue a árvore abundantemente, pois as mudas respondem positivamente ao solo úmido.
Como cuidar adequadamente da ameixa imperial em forma de ameixa
O atendimento competente e oportuno da coluna de ameixa permitirá obter uma árvore forte e saudável com indicadores de rendimento decentes.
Poda de poda
Embora a ameixa em forma de coluna não precise de poda cardinal, às vezes no início da primavera vale a pena realizar medidas sanitárias, durante as quais - remova galhos secos, danificados ou doloridos. Após o inverno, se houver um topo muito frio, recomenda-se cortá-lo um pouco.
Os especialistas aconselham encurtar o condutor central, caso este se caracterize por um crescimento fraco. Às vezes, brotos de poda para vaciná-los para estoques de outras variedades. Inocular esses galhos pode até ser uma ameixa comum. Para esse fim, são utilizados brotos de 15 a 20 cm de comprimento.
Fertilizante de ameixa em forma de cólon
Como a coluna de ameixa Imperial Epinez foi originalmente criada como uma variedade de alto rendimento, ela requer cobertura superior regular, que deve ser feita pelo menos três vezes por temporada:
- a primeira porção de fertilizantes é aplicada após a colheita entrar na fase de vegetação;
- na segunda vez que alimentam a árvore 14 dias após a primeira alimentação;
- a terceira parte é adicionada após mais 21 dias.
É bom usar uréia como fertilizante: misture 50 g do produto em 10 l de água. No segundo ano, quando a planta começa a dar frutos, sua nutrição pode ser complementada com cobertura foliar, o que acelerará o crescimento do sistema radicular e ativará o desenvolvimento do fruto.
Para nutrição foliar, recomenda-se o uso de preparações especiais em lojas, por exemplo, heteroauxina. Você também pode regar a árvore no período primavera-verão com uma solução de chorume ou com uma mistura de água e nitrato de amônio (1 colher de sopa do produto por 1 balde de água).
Tecnologia de rega
A colheita prefere solo úmido, por isso precisa de rega semanal. Ao executar medidas de irrigação, é necessário manter um equilíbrio de umidade no solo e não permitir umidade excessiva ou seca prolongada.
É especialmente importante fornecer à árvore água suficiente durante a postura dos rins e durante o período de maturação. Recomenda-se regar a planta sob a raiz, usando água fria bem mantida.
Proteção contra doenças e pragas
A variedade Imperial de ameixa é distinguida pela forte imunidade e boa resistência a doenças e parasitas. Em casos raros, a planta pode se tornar vítima de podridão fúngica, mosca, mariposa de codling.
Para evitar doenças, é necessário executar essas medidas:
- tratar a planta com soluções de modernas preparações fungicidas e inseticidas;
- aderir estritamente à tecnologia de irrigação, não leve a umidade excessiva do solo;
- para impedir o forte crescimento de ervas daninhas ao redor das árvores.
Preparando uma árvore para o inverno
A coluna de ameixa imperial refere-se negativamente à redução da temperatura, portanto, requer cuidadoso abrigo para o inverno. Especialmente sensíveis ao clima frio são as plantas que não entraram na fase de frutificação.
O tronco deve estar coberto de neve e um grande volume de feno e palha deve ser colocado em cima. Tais medidas protegerão a árvore do frio, além de protegê-la de ratos, lebres e camundongos. Para proteger a cultura da geada, os especialistas também recomendam que você embrulhe cuidadosamente o broto apical, o que é um "começo" para o crescimento de toda a planta.
Você sabe Todas as variedades de ameixas não são centenárias. Em média, sua vida, dependendo da variedade, é de 15 a 60 anos.
Colheita e armazenamento
Como mencionado acima, a ameixa imperial é uma colheita no meio da estação cujos frutos são colhidos desde meados de agosto. O tamanho compacto da árvore facilita e agiliza o processo de colheita. Recomenda-se que as frutas sejam removidas em clima quente e seco. Você não deve se dedicar à colheita pela manhã ou depois da chuva, pois a umidade na superfície do dreno afetará negativamente a qualidade da manutenção.
As frutas devem ser colhidas antes de ficarem macias. Para armazenamento, são densos, saudáveis, sem danos e sinais de deterioração da ameixa. As frutas destinadas ao transporte ou armazenamento a longo prazo devem ser colhidas juntamente com os caules ou aparadas com uma tesoura. Recomendamos que as ameixas coletadas sejam armazenadas em bandejas de madeira, plástico ou papelão.
É necessário armazenar as frutas em uma sala seca e ventilada, com indicadores de temperatura de 0 ... + 2 ° C e umidade relativa de pelo menos 85%. Sob tais condições, os frutos são capazes de manter sua apresentação e sabor por cerca de 2 meses.
A coluna de ameixa imperial é uma ótima alternativa à madeira tradicional. Permite economizar espaço no local, tanto quanto possível, garantindo uma colheita estável e rica. A cultura é fácil de cuidar, pouco exigente para o solo e, sujeita às regras básicas da tecnologia agrícola, é capaz de agradar a frutificação por uma década.