Na quinta-feira, 6 de junho, o Grupo Parlamentar de Partidos para a Indústria de Laticínios, presidido por um membro do Parlamento da Cornualha do Norte Scott Mann, apresentou seu relatório ao Parlamento Britânico sobre os resultados de um estudo de um ano sobre a indústria de laticínios e pesquisas com produtores de leite em todo o país.
Os parlamentares queriam entender que tipo de apoio o setor de laticínios precisava para continuar o comércio de exportação após o Brexit.
O relatório afirma que, apesar da disponibilidade de oportunidades, o setor enfrenta uma série de problemas.
O relatório detalha cinco áreas principais em que o setor de laticínios enfrentará problemas após o Brexit, como: tarifas sobre comércio, manutenção de padrões atuais, certificação de saúde animal, aumento do potencial de exportação e construção de relacionamentos com novos mercados.
E o sucesso do setor de laticínios na construção de seu potencial de exportação dependerá do gerenciamento bem-sucedido dessas ameaças e oportunidades, cuja solução exigirá apoio do Estado.
No Reino Unido, a produção de laticínios é o maior setor agrícola. Atualmente, no país, mais de 25.000 pessoas estão empregadas no setor de processamento de leite e outras 50.000 estão diretamente empregadas em fazendas leiteiras.