O cultivo de bananas em Israel é uma parte importante do setor agrícola do país, mas enfrenta a ameaça de destruição total. Em todo o mundo, a doença devastou milhões de hectares, resultando em perdas de bilhões de dólares.
TR4 é uma doença fúngica que é um inimigo natural excepcional das bananas e sobreviveu a todos os fungicidas conhecidos. A única maneira de combater isso é colocar em quarentena as plantas afetadas que murcham e morrem, enquanto o agricultor espera que o restante de suas plantas não tenha sido infectado.
Na aldeia de Shfeya, no norte de Israel, onde a maioria das bananas do país é produzida, as medidas recomendadas foram tomadas: cavas foram cavadas em torno da área afetada para isolá-la do resto da plantação, e o local foi coberto com folhas de polietileno.
Embora o TR4 seja mortal para as bananas, não pode prejudicar os seres humanos, e os consumidores não precisam se preocupar. Mesmo se a planta estiver infectada, a fruta ainda é completamente segura de comer.
“Pode ser considerada uma doença, mas é um fungo. Ataca as raízes da banana e a planta morre, não tem nada a ver com a qualidade da fruta ”, comentou Ofer Ariel, que representa os produtores locais de banana no conselho de produção da planta.
Navot Galpaz, pesquisador de culturas subtropicais à base de banana, concorda: “É muito importante enfatizar isso. O fungo não afeta a fruta e, mesmo que tenha afetado, esse fungo afeta apenas as bananas. "Não infecta nenhuma outra cultura e, é claro, não pode prejudicar as pessoas".
Toda a plantação de banana israelense, que fornece cerca de 4 mil pessoas para subsistência, está em perigo.
Dror Mintz, chefe do Instituto de Ciência e Água do Solo do Volcano Center, disse que às vezes leva de 10 a 20 anos para que as bananas ou qualquer outra coisa sejam plantadas novamente no solo afetado.