Graças ao novo e inovador sistema de cultivo de frutas em Essex, foi possível enviar morangos para as prateleiras das lojas duas semanas antes.
Os produtores de Suffolk dizem que sua safra parece média em termos de maturidade e rendimento, apesar dos relatos de amadurecimento precoce. No ano passado, a colheita amadureceu bastante cedo, graças ao clima quente da primavera após a onda fria de "A Besta do Oriente".
A Wilkin & Sons, do condado de Tiptree, conseguiu estender sua temporada de morangos para mais de seis meses, como resultado de mudanças nos métodos de cultivo introduzidos há cerca de três anos, que lhe permitiram dobrar sua capacidade.“Graças ao nosso inovador sistema de cultivo Tiptree, temos morangos frescos nas lojas desde o final de abril. Isso ocorre duas semanas antes das frutas cultivadas em bancadas sob túneis espanhóis. Novas tecnologias nos permitiram estender a estação de cultivo de morango, inicialmente limitada a seis semanas no auge do verão, para mais de seis meses. Nossos morangos são cultivados para o mercado de frutas frescas ”, disse Chris Newenham, diretor co-gerente.
De acordo com o organismo britânico British Summer Fruits (BSF), os morangos ocupam a maior fatia de mercado entre todas as frutas cultivadas no Reino Unido e representam 24,5%, o que aumenta o custo da indústria de frutas em mais de 1,4 bilhão de libras.Atualmente, os morangos frescos são as frutas mais populares e itens indispensáveis nos carrinhos de compras.