A sala violeta "Jan" deve sua aparição ao famoso criador russo Natalya Puminova. Esta espécie possui flores de cores, formas e tamanhos incomuns. O artigo enfocará o cultivo dessa variedade e as condições de sua manutenção.
Descrição botânica da planta
A violeta interna (o segundo nome de Saintpaulia) é uma planta herbácea com um sistema radicular fibroso superficialmente subdesenvolvido. Variedade "Yang" é representada por muitas variedades. Eles são unidos por uma roseta compacta de 15 a 40 cm de diâmetro e grandes inflorescências de 5-7 cm de diâmetro. As chapas, dependendo da variedade, podem ser brilhantes ou pubescentes.
A cor das folhas varia de verde pálido a verde escuro, são possíveis manchas manchadas de amarelo ou branco, bem como uma borda ao longo da borda da folha. A forma das folhas é redonda, às vezes com uma ponta pontiaguda, na maioria dos casos com uma borda serrilhada. As inflorescências podem ser felpudas e semi-duplas, uma cesta ou na forma de uma estrela.
A cor das pétalas é variada:
- branco-amarelado;
- rosa
- pêssego;
- salmão;
- fúcsia;
- azul
- lilás;
- roxo.
Você sabe A primeira violeta com inflorescência dupla de terry de cor rosa "Double Pink Cloud" foi apresentada na exposição de flores "AVSA" em 1954. A instância foi vendida por $1000.
Em muitas variedades, as pétalas têm uma orla ao longo da borda ou intercaladas com uma sombra mais saturada do que o fundo principal. O Senpolia Yang floresce duas vezes por ano, o tempo de floração é de 2 a 4 semanas, em algumas variedades de até 6 semanas. O intervalo entre a floração é de 2 a 4 meses, portanto o período de dormência nas plantas é relativo e não requer atenção especial. Desbotando, a violeta forma uma fruta - uma caixa de sementes redonda ou na forma de um eixo. Pequenas sementes caem da caixa e, quando maduras, são destruídas pela umidade.
Variedades
A variedade tem muitas variedades, diferindo na estrutura das inflorescências e cores.
O mais popular deles:
- violeta "Conto de fadas de Jan" - Uma variedade de crescimento rápido com folhas serrilhadas em forma de barco. Lâminas de folhas variadas com manchas brancas. As inflorescências são grandes na forma de estrelas, pétalas de terry, a cor principal é verde-branca. No centro da xícara, as pétalas brilham com uma tonalidade rosa;
- Caprice - uma planta que cresce lentamente, floresce 1,5 a 3 anos após o plantio. Uma roseta de folhas com um diâmetro de 18 a 25 cm é formada por folhas lisas com uma borda ondulada esculpida. A cor do meio da folha é verde escuro, a borda ao longo da borda do branco. Floresce grande, com até 5 cm de diâmetro, com inflorescências duplas. Pétalas brancas como a neve ao longo da borda ondulada são pintadas de verde, com menos frequência um tom de bronze;
- "Sherkhan" - Um encaixe compacto com folhas verdes pubescentes, com uma borda branca. Estrelas de inflorescência com pétalas onduladas na borda têm uma cor fúcsia rica. As pétalas de Terry aparecem durante o segundo período de floração;
- "Geada" - Uma roseta elegante com folhas verde-escuras, na qual uma orla branca corre ao longo da borda. Inflorescências em forma de estrela, com até 7 botões em um arbusto, de 5 a 7 cm de diâmetro.Terry esculpiu pétalas de cor branca como a neve;
- Katyusha - o arbusto, em crescimento, forma uma roseta com placas de folhas levemente levantadas para cima até 20 cm de tamanho.As folhas são verde-clara com uma mancha amarelada que pode desaparecer à medida que cresce. Placas de borda dentada. Terry ou flores semi-duplas 1-3 em um pedúnculo de um tom rosa, com cerca de 5 cm de diâmetro;
- Saara - folhas pubescentes, de formato arredondado, com uma borda esculpida, pintadas de verde com manchas amarelas. Grandes, com inflorescências de terry de até 5 cm de diâmetro, a cor varia do salmão ao rosa brilhante;
- "Pasha" - as folhas são de forma redonda com veias claras, de cor verde brilhante. Floresce com freqüência e abundantemente com inflorescências de terry de até 6 cm de diâmetro. Pétalas felpudas de azul pálido ou rosa pálido, uma característica distintiva são manchas roxas no fundo principal;
- "Diversão" - uma roseta frouxa de folhas verdes claras, com até 40 cm de diâmetro, quando coberta com um chapéu de inflorescências semi-duplas em forma de estrelas. Pétalas lilás ou rosa saturadas ao longo da borda são emolduradas por uma borda de uma sombra mais escura;
- Madame - grandes folhas arredondadas verde escuro são apontadas para a ponta. As inflorescências são semi-duplas, com pétalas múltiplas, pintadas em tons de rosa.
Condições para o crescimento bem-sucedido em casa
Em geral, o microclima para a senpólia da variedade Yang é o mesmo para todas as variedades, com algumas exceções.
Alojamento
A maioria das variedades da variedade Yang, como a luz difusa; sob luz muito brilhante, a variegação pode não ocorrer. Sob luz solar direta, as folhas secam e enrolam.
Uma exceção à regra são as notas:
- Katyusha
- "Geada";
- "Diversão".
Essas violetas mostram suas características varietais em iluminação mais saturada. Flores durante algumas horas por dia devem ser colocadas sob a luz solar. No inverno, as plantas precisam de luz de fundo de 10 a 12 horas por dia. É melhor usar lâmpadas fluorescentes. A melhor localização seria peitoris das janelas sudeste ou sudoeste. Instâncias que preferem iluminação fraca devem preferencialmente ser armazenadas nas prateleiras próximas a uma janela.
Você sabe A escritora soviética da Letônia Anna Saks, que escreveu contos de muitas crianças, em particular "Contos de Flores", acreditava que as violetas são capazes de emitir sons. Somente uma pessoa sincera com uma alma pura pode ouvi-los.
Temperatura e umidade
A temperatura da senpólia "Yang" é + 20 ... + 25 ° C. Exceder a temperatura ameaça reduzir o tempo de floração. Além disso, a borda ou variegação das placas pode não aparecer. Para a variedade Morozko, exceder o valor de +24 ° C é crítico, e a variedade Skazka gosta de frescura - + 18 ... + 21 ° C. Todas as variedades precisam de 50 a 60% de ar úmido. Para manter os valores necessários, use umidificadores domésticos. No calor, o vaso de flores pode ser colocado em um palete com enchimento úmido, enquanto o fundo da panela não deve entrar em contato com a umidade. No inverno, o ar é umidificado com a ajuda de toalhas embebidas em água, colocadas em radiadores.
Home Care
Os procedimentos de saída são padrão, mas a violeta Yang não perdoa erros. Quaisquer desvios podem retardar o crescimento e atrasar o período de floração.
Rega
Regar as plantas é realizada 1-2 vezes por semana, durante o envelhecimento, para evitar um excesso de umidade do solo ou secura. Recomenda-se regar com uma temperatura que corresponda à temperatura do ar na sala. A opção ideal é derreter ou água da chuva, caso contrário, deve ser defendida. Para regar a Saint Yang senpolia, o método de rega por pavio é mais frequentemente usado.
Importante! No inverno, recomenda-se envolver a embarcação com água com um pano quente para que a água não esfrie. A hipotermia está repleta de doenças do sistema radicular.
Aqui você precisa levar em consideração o diâmetro do pavio:
- para vasos pequenos com amostras jovens, o cordão não ultrapassa 2-3 mm;
- para grandes recipientes e plantas adultas - 5-6 mm.
Top vestir
As plantas não precisam de cobertura superior a 2 vezes por mês. No período de crescimento ativo da massa verde, são necessários compostos com uma grande quantidade de nitrogênio. Para formar brotos e flores luxuriantes, são utilizadas preparações de potássio e fósforo. É preferível usar compostos minerais para senpolia, nos quais todos os elementos são equilibrados. Produtos orgânicos não são desejáveis para a variedade porque ela contém uma grande quantidade de nitrogênio.
Importante! As plantas não podem ser pulverizadas: as vilosidades nas folhas e caules retêm a umidade, o que leva à decomposição.
Os seguintes complexos são considerados os melhores para fertilizantes:
- "Etisso";
- Bona Forte;
- "Mestre" com a marcação 18.18.18 + 3.
Poda
A poda dessa variedade não é um procedimento obrigatório, uma vez que as próprias variedades formam perfeitamente arbustos compactos. As folhas da linha inferior, que jazem no solo, ou cortadas acidentalmente, são removidas. Nas plantas adultas, a linha inferior é removida para estimular a floração, mas sem uma boa razão, a violeta Yang não deve ser cortada.
Transplante
Todos os anos, no início da primavera, o solo dos vasos precisa ser substituído por uma nova composição. O solo deve estar solto, para o qual é adicionada vermiculita à composição de 10% do volume total.
A mistura é preparada a partir dos seguintes ingredientes (na proporção de 5: 3: 1):
- terra de folha;
- turfa;
- areia grossa.
Tecnologia de transplantes:
- No dia anterior ao procedimento, o solo da panela é umedecido.
- O arbusto é cuidadosamente jogado para fora do tanque, retirado do coma do solo.
- Inspecione o sistema radicular, removendo, se necessário, raízes podres ou quebradas.
- As fatias são tratadas com carvão em pó e deixadas para secar por algumas horas.
- A planta é colocada em uma colina de solo e suavemente coberta com terra ao longo da borda do vaso.
- A melhor maneira de regar é no dia seguinte.
Vídeo: transplante violeta
Todas as variedades da variedade Jan são distinguidas por inflorescências grandes e brilhantes, muitas com folhagem decorativa variada. Para garantir o desenvolvimento normal das plantas e a floração prolongada, é necessário garantir o cuidado adequado, levando em consideração as características varietais de cada amostra.