Cada proprietário de uma cabana de verão durante seu planejamento e construção procura prever tudo de tal maneira que seja confortável passar um tempo em seu território. Freqüentemente, para economizar o orçamento e obter o máximo de comodidade, é necessário combinar edifícios com diferentes cargas funcionais sob o mesmo teto. Populares são os projetos de combinação de mandris e banhos.
Opções de construção
Hoje você pode encontrar muitas opções para o equipamento do complexo, desde a casa de banhos e o mirante. Portanto, existem três maneiras principais de construir um mirante: para torná-lo completamente aberto, fechado ou semi-aberto.
A versão fechada é uma varanda envidraçada. Nesse edifício, sempre será confortável, pois retém calor, você pode se esconder de qualquer condição climática. Pode ser usado para a finalidade a que se destina o ano todo. Uma boa opção é tornar várias paredes removíveis.. Assim, no verão, você pode transformar o edifício em uma estrutura aberta.
Você sabe Anteriormente, os gazebos chamavam grandes varandas. Então essa palavra começou a significar edifícios na natureza, a partir dos quais se pode observar a beleza da paisagem.
Em uma versão semi-aberta, como regra, são fornecidas 2 paredes. Eles permitem que você se esconda dos ventos. Esse design é usado apenas na estação quente ou brevemente durante o tempo frio.
Não há paredes no gazebo aberto. O teto repousa sobre os suportes. Um corrimão também pode ser fornecido. Esta opção é a mais econômica de todas as consideradas. É mais fácil de construir. A principal desvantagem de um edifício é que ele não protege contra condições climáticas adversas e não pode ser usado no inverno.
Com os tipos básicos considerados de mandris, você pode experimentar e criar suas várias variações.
Uma maneira muito comum de construir um mirante é equipá-lo com churrasco ou churrasco. Afinal, fritar carne e salsichas em fogo aberto é o passatempo favorito de muitos moradores de verão. Churrasco ou forno de churrasco podem ser instalados em qualquer tipo de edifício, tanto interno quanto externo. O principal é cuidar da segurança contra incêndio.
Outra opção popular é com piscina. Também pode ser equipado sob uma cobertura ou diretamente no banho. Quando instalado na rua, no inverno será possível imediatamente após a sala de vapor mergulhar na água fria. No verão, você pode se refrescar em dias especialmente quentes. Uma solução interessante seria se você instalar a piscina atrás de paredes transparentes ou sob um teto de vidro. Nesse caso, você pode fazer tratamentos de água e apreciar a vista da natureza.
Obviamente, é melhor confiar a construção do complexo a especialistas. Mas se isso não for possível, você poderá construí-lo. Para fazer isso, você precisa estudar um projeto adequado que seja capaz de, assim como considerar a localização, fazer um desenho.
A escolha de estilo e materiais
O complexo descrito de instalações de lazer pode ser fabricado em vários estilos, dependendo da solução de estilo que o site inteiro possui. Pode ser de alta tecnologia, estilo russo, oriental ou rústico, chalés e outros.
Tradicionalmente, uma casa de banho e um gazebo são feitos de madeira natural. Tal complexo parece muito bonito.
É durável, mantém bem o calor. Além disso, esse material é natural e benéfico para a saúde humana. Recomenda-se a compra de madeira de cedro, tília, álamo tremedor e carvalho africano Abash em construção. Tanto uma viga quanto um tronco serão suficientes. A estrutura de madeira deve ser instalada na fundação. As melhores opções são fita ou colunar.
Importante! As culturas de coníferas não são adequadas para a construção de um banho, porque sob a influência de altas temperaturas liberam alcatrão, o que leva a um ar mais pesado na sala e à formação de vazamentos não estéticos nas paredes.
Além da madeira, hoje você pode encontrar complexos feitos de tijolos, bloco de espuma, fibra de vidro.
O tijolo está em segundo lugar, depois da madeira, em termos de respeito ao meio ambiente e isolamento térmico. Em termos de durabilidade, está à frente de uma árvore em 20 a 50 anos. Para escolher o tijolo certo, é melhor consultar os profissionais, já que hoje a variedade de blocos de tijolos é bastante grande. É necessário iniciar a construção desse complexo com o equipamento da base. É melhor fazer uma fundação combinada - desenhe o perímetro e colunar sob as peças de suporte.
A construção de uma casa de banhos com um mirante do bloco de espuma é talvez a opção mais fácil e barata. Você pode instalar o complexo em uma base de azulejos. Uma desvantagem significativa desse material são suas baixas propriedades de isolamento térmico. No entanto, esse problema é facilmente resolvido com isolamento adicional do banho com placas de basalto.
Para tornar o edifício a partir de blocos de espuma, é necessário produzir sua pele interna e externa. O banho no interior deve ser revestido com madeira natural. As partes externas, bem como o mirante, podem ser decoradas com madeira de imitação de venezianas. Além disso, a parte externa pode ser revestida com gesso e pintada.
Poucas pessoas serão indiferentes à opção fibra de vidro paredes. Eles podem ser feitos como caixilhos deslizantes, cuja base é madeira, metal ou plástico. Essa opção atrai a possibilidade de contemplar a natureza e, ao mesmo tempo, manter-se aquecido, porque a fibra de vidro tem boas qualidades de isolamento térmico. Além de escolher o material para as paredes, você também deve decidir do que o telhado será feito. Isso é importante, uma vez que o telhado tem uma carga aumentada na forma de precipitação.
Os materiais tradicionais do telhado são:
- ardósia
- ondulina;
- telha metálica;
- papelão ondulado.
Os pisos são geralmente feitos de madeira. No mirante, você pode usar tocos, tábua de terraço com borda, parquet de jardim. Lajes cimentadas, lajes de pavimentação, concreto e pedra também são adequadas.
Layout e desenho
O planejamento e o design devem ser realizados, levando em consideração o tamanho da cabana de verão e a quantidade de fundos que é possível investir. Se o banho não tiver mais do que 4 pessoas, ele poderá ser pequeno - com uma área de 4 × 4 M. Nesse caso, o mirante pode ser fixado a uma das paredes e ter 8 m² de área. Para caber em um mirante de uma grande empresa, por exemplo, de 8 a 10 pessoas, ele deve ser construído com uma área de pelo menos 14 a 16 m².
Se o local já tiver uma casa e um balneário localizados próximos um do outro, o mirante poderá ser anexado usando uma das paredes de cada prédio. A opção de posicionamento angular da extensão também é possível. Nesse caso, você pode organizar uma passagem interna da casa de banho para a casa com uma área de estar e churrasqueira.
Antes de prosseguir com a construção, é necessário desenhar um desenho detalhado para exibir todos os elementos, seus tamanhos e materiais dos quais eles planejam ser feitos. Se o complexo estiver sendo construído em um site a partir do zero, você poderá usar o desenho finalizado ou fazê-lo completamente sozinho.
Se for possível escolher um local para a construção das estruturas descritas, você deverá escolher um local protegido contra olhares indiscretos e ventos. Deveria estar quieto. Ao escolher um local no lado ensolarado ou na sombra, o objetivo com o qual o caramanchão está sendo construído deve ser levado em consideração. Um pré-requisito é que, pelas janelas ou pelo terraço, uma bela vista se abra.
Sistema de vigas para um banho com um mirante sob o mesmo teto
Para um pequeno mandril (4 × 4 m) e um banho sob um telhado de duas águas, será necessário construir um sistema de vigas de suportes verticais de madeira de 150 × 150 mm, vigas de uma prancha 50/150 mm, barras transversais e sopros de uma prancha 50/100 mm.
Sob o edifício para procedimentos de água, é feita uma fundação de tira, sob o local para descanso - dos pilares. Os pilares devem ter uma âncora para fixar os racks, recuados a uma profundidade de 15 cm.
O telhado é feito comum. Se o teto não ultrapassar os 6 m, é feito com duas pernas e uma baforada. Estruturas mais longas precisam ser complementadas com um feixe vertical - um cabeçote. Se o teto tiver cerca de 13 m, serão necessários suportes com ênfase nas extremidades inferiores do cabeçote e na parte superior do pé de viga.
A construção do sistema de vigas só deve começar após a base ter encolhido completamente. A distância entre os suportes deve ser observada em 2 a 4 m. Para reforçar a estrutura, os racks na parte superior devem ser fixados com tábuas.
Materiais e ferramentas necessários
Se você decidir construir um complexo de madeira, precisará de um conjunto das seguintes ferramentas:
Confira
- um machado;
- um martelo;
- serras;
- alicates;
- chave de fenda;
- roletas;
- nível do edifício.
A árvore deve ser tratada com anti-sépticos especiais que evitam os efeitos nocivos de bactérias e fungos.
Dos materiais necessários placas, madeira, toras, material de cobertura, coberturas. Na modalidade descrita, é necessária uma telha metálica.
Preparação do local
Na preparação do site, são analisadas suas características geológicas. O conhecimento deles tornará claro o quão profunda deve ser a base e qual de seus tipos cumprir. Assim, por exemplo, se a elevação do solo for muito alta, a fundação deve ser feita de concreto em um travesseiro de areia com uma altura máxima de 70 cm. Se a estrutura estiver planejada para ser instalada em uma área rochosa e arenosa, a fundação poderá ser aprofundada em 40-50 cm.
Antes de prosseguir com a construção da fundação, é necessário indagar quantos metros o solo congela. Deve ficar abaixo da profundidade do congelamento.
Etapas de construção DIY
A construção do complexo de banhos com um mirante pode ser dividida em várias etapas.
Durante a construção, os seguintes trabalhos devem ser realizados:
- Arranjo da fundação.
- Construção da moldura e paredes.
- Resumindo as comunicações.
- Instalação no telhado.
- Realizando decoração interior e exterior.
- Arranjo interno.
Durante a construção, as seguintes etapas devem ser tomadas:
- Faça uma ligação para a casa de log.
- Coloque o material de cobertura em cima.
- Faça a colocação das primeiras fileiras.
- Realizar o vestiário da viga impregnada.
- Ligue o gazebo.
- Execute a moldura do camarim.
- Pregue as vigas.
- Corte todos os cantos em um único dente.
- Perfure as juntas em uma fita perfurada.
- Deitar o chão.
- Encha a caixa.
- Feche o telhado com material de cobertura.
- Colocar o camarim de acordo com o tipo "americano".
- Cole janelas.
- Coloque o corrimão.
- Execute o trabalho final de acabamento externo.
- Insira a porta.
- Para terminar o banho com um forro.
Disposição interna
Cada uma das estruturas deve ser dividida em várias zonas.
O banho deve ter pelo menos 3 quartos:
- Vestiário.
- Casa de banho.
- Banho de vapor.
Cada um deles deve estar equipado de acordo com a carga funcional. Todos os itens e comunicações do interior devem criar conforto e conveniência ao usar a casa de banho. Se a área permitir, também é possível equipar a piscina.
Uma opção interessante é o design do banho no estilo japonês, onde, em vez de paredes, são usadas telas. Isso é feito sem uma sauna a vapor - aqui é instalado um barril, cheio de seixos e serragem processada por aromas.
Importante! A colocação das comunicações - fornecimento de água, eletricidade, equipamentos de ventilação, esgoto - é melhor confiar a especialistas. Em caso de instalação inadequada, o edifício se tornará inseguro, a água poderá estagnar nele, odores desagradáveis poderão se desenvolver e podem ocorrer danos por fungos.
No gazebo, pode haver simplesmente móveis para relaxar - poltronas, cadeiras, redes. Também é possível equipar uma zona para comer - você precisará de uma mesa de cozinha, forno, armários para guardar pratos, lenha, uma mesa para cozinhar.
Iluminação e decoração do edifício
É necessário estabelecer um caminho conveniente para a construção. Para sua disposição, você pode usar: tijolos de clínquer, lajes de pavimentação, árvores cortadas em serra, pedra natural, seixos de rios. Ela e todo o site devem estar bem iluminados.
Ao longo do caminho e diretamente perto do local de descanso, é necessário instalar luzes. É melhor se eles responderem a um sensor de movimento. Portanto, será possível economizar significativamente o consumo de energia. O mandril em si pode servir como uma estrutura para escalar plantas. Por um lado, é bonito, por outro - permite proteger um local de férias do sol.
Confira
Você pode decorar a área em torno do complexo da casa de banhos quebrando gramados, canteiros de flores, plantando árvores e arbustos. Como opção, é possível criar uma área cega original a partir de pedras. As flores podem crescer tanto em canteiros quanto em vasos.
Para tornar a área próxima ao complexo aconchegante, escondida dos olhares indiscretos, existe uma boa opção - plantar sebes em volta. Os elementos do projeto paisagístico devem ser selecionados de forma que estejam em harmonia com o estilo principal da casa.
Vantagens e desvantagens de combinar um banho com um gazebo
A combinação de banhos e gazebos é popular entre muitos residentes de verão por um motivo.
- Essa combinação tem várias vantagens, a saber:
- economia de espaço;
- simplificação das comunicações;
- facilidade de uso;
- redução de custos de cerca de 30% do que com a construção de duas estruturas separadamente;
- uso de menos tempo e esforço para a construção;
- a possibilidade de férias saudáveis com procedimentos alternados de banho e ficar ao ar livre, comer, banquetear-se;
- aparência estética e estilo geral de um único complexo.
Se tudo estiver devidamente pensado, o edifício está localizado em um local conveniente, então não há desvantagens nessa combinação.
Pode surgir um problema se você não cuidar de um bom sistema de ventilação e manuseio de materiais. Nesse caso, o aumento da umidade no banho reduzirá significativamente a vida útil de todo o complexo. Também entre as deficiências podem ser mencionados o aumento do risco de incêndio da estrutura.
Você sabe Na Rússia, os chalés apareceram no início do século XVIII. Naquela época, esse conceito era usado para se referir a grandes propriedades com palácios que o czar deu de presente aos seus associados próximos pelos serviços prestados à pátria.
Você pode economizar espaço, tempo e recursos se combinar uma casa de banho e um mirante sob o mesmo teto. Essa construção será conveniente em termos de funcionalidade. Afinal, ao usá-lo, você pode simultaneamente tomar procedimentos de banho e relaxar, curtindo a natureza. Ao mesmo tempo, o resto será confortável em todas as condições climáticas. E alternando entre ficar na sauna a vapor e ao ar livre, você pode fortalecer sua saúde. Se você usar um desenho pronto, poderá construir um complexo de banheira e gazebo rapidamente e com custo mínimo.