Os agricultores indianos plantaram batatas FL-2027 em um local em Gujarat para protestar contra a afirmação da PepsiCo dos direitos de variedade. e o apresentou a Gujarat para cultivo. A empresa o utiliza para a produção de waffles de batata.
Os produtores de Gujarat afirmam que a lei de 2001 sobre proteção de variedades vegetais e direitos agrícolas permite que plantem batatas sem o consentimento da empresa. Cerca de 20% das batatas cultivadas em Gujarat pertencem a esta variedade. Segundo os ativistas, os fabricantes a escolhem por causa de rendimentos mais altos.
Em 23 de setembro deste ano, a PepsiCo declarou em uma carta de acordo com a lei PPVFR que, como “detentora de um certificado de registro para o FL-2027”, ela tem o direito de tomar as ações necessárias com base na lei contra indivíduos e empresas que violam seus direitos. ”
Em algumas ilhas tropicais, as batatas eram o equivalente a dinheiro no passado.
Kapil Shah, do Bejj Adhikar Manch, disse que várias organizações que lutam pelos direitos dos produtores pediram que os produtores plantassem batatas sem medo. Discurso direto: "Os produtores não têm nada a temer se fizerem sua escolha e podem cultivar qualquer variedade que desejarem, a menos que seja uma marca".
A PepsiCo entrou com ações contra fabricantes que usavam essa variedade, mas o caso foi arquivado em maio deste ano. De acordo com relatos da mídia indiana, os ativistas escreveram uma carta ao PPF & FR pedindo que revogassem o certificado de registro da empresa no FL-2027.
- Os preços iniciais da batata na Ucrânia caíram para o nível mais baixo em três anos.
- Na Bengala indiana, uma chuva persistente destruiu quase toda a safra de batata.
- Escrevemos anteriormente que batatas jovens estrangeiras apareceram na Ucrânia.
- O presidente do NBU, Minnett Butters, disse que a Grã-Bretanha pode enfrentar uma escassez irrealista de batatas.